sábado, 26 de março de 2011

Campeonato Regional de Regatas em botes baleeiros sem consenso




O Campeonato Regional de Regatas em Botes Baleeiros em 2011 volta a gerar discórdia entre as ilhas do Pico e do Faial.
Foram apresentados dois calendários diferentes para a realização da prova e ambas as partes estão longe de chegar a consenso.

Em 2010, e à falta de consenso realizaram-se dois campeonatos distintos, um no Pico e outro no Faial, e ao que tudo indica, em 2011, será igual.

Manuel Francisco Costa Júnior, presidente da Comissão Consultiva do Património Baleeiro, diz que a situação é preocupante e à semelhança de 2010, volta a apelar ao bom senso.

Por : Milton Dias

quarta-feira, 23 de março de 2011

O peso político do Pico


O presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico desafiou hoje o Governo açoriano a instalar no Pico a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.
Roberto Silva considera que seria fazer-se justiça numa ilha que considera como o "santuário do ambiente nos Açores".

por: Milton Dias




Como já afirmámos aqui , aqui, ou aqui, é imperioso que o Pico adquira o seu devido peso político.

domingo, 20 de março de 2011

Subida nocturna à Montanha do Pico com neve



Vídeo enviado por José Augusto Soares

sábado, 12 de março de 2011

Parque Natural do Pico conquista prémio no programa EDEN

Foto retirada da net
Os parques naturais do Faial e Pico, conquistaram os lugares cimeiros no processo de selecção da representação portuguesa para o programa EDEN (European Destinations of Excellence), uma iniciativa da Comissão Europeia, que visa o fomento de modelos de desenvolvimento sustentável, apoiando o turismo europeu através do aumento da visibilidade de destinos emergentes, bem como pela divulgação da diversidade e qualidade do turismo europeu.(...)

Das onze candidaturas apresentadas, sete passaram a fase de elegibilidade como destino "EDEN", designadamente a Rota do Românico do Vale do Sousa; Póvoa Dão - Turismo de Aldeia e Natureza; Arouca Geopark; Ecopista do Rio Minho; Promoção e dinamização da animação turístico-desportiva no território do Parque Nacional da Penêda-Gerês; Parque Natural do Pico - Turismo sustentável numa ilha de emoções e o Parque Natural do Faial. O grande vencedor foi o Parque Natural do Faial, ficando em segundo lugar o Parque Natural do Pico - Turismo sustentável numa ilha de emoções.

Integrados no Parque Natural do Faial, destacam-se emblemáticos sectores do território como a Caldeira e os Capelinhos, bem como estruturas interpretativas, com destaque, nesta ilha, para o Centro de Interpretação Ambiental do Vulcão dos Capelinhos.

Já no que concerne ao Parque Natural do Pico, realçam-se espaços como a Montanha e a Paisagem Protegida da Vinha da Ilha do Pico, património mundial da UNESCO, bem como um notável conjunto de formações geológicas, com destaque para a Gruta das Torres.

Realça-se, em ambos os Parques, a existência de importantes pontos de observação da flora e fauna endémica dos Açores, que permitem ao visitante descobrir a biodiversidade oferecida por um património natural único em todo o mundo.

Destacam-se, assim, os centros de interpretação e os miradouros para contemplação em alguns locais privilegiados.

Os destinos participantes devem demonstrar que desenvolveram um projecto sustentável e economicamente viável, de encontro ao tema anual escolhido pelo EDEN, evidenciando os aspectos únicos que proporcionarão aos turistas uma experiência inolvidável.

Os destinos vencedores foram aqueles que melhor reflectiram o tema do ano e que oferecem uma experiência de turismo única, em consonância com os padrões de sustentabilidade.

quarta-feira, 9 de março de 2011

sábado, 5 de março de 2011

Escola Secundária para uma comunidade do sec XXI

Foto retirada da net
Nova Secundária das Lajes será uma realidade
As obras da nova Escola Secundária das Lajes devem avançar dentro de pouco tempo. A garantia foi deixada pela secretária regional da Educação e Formação durante uma audiência realizada na passada semana com Roberto Silva, presidente da Câmara daquele concelho.
Cláudia Cardoso assegurou que o Governo dos Açores tem o processo “bem encaminhado” para que a obra seja lançada a concurso a curto prazo.

A construção da nova escola vai permitir ultrapassar os constrangimentos da atual estrutura, disponibilizando melhores condições a toda a comunidade escolar, que garanta aos alunos melhores condições de aprendizagem.

Na reunião ficou também acordada a demolição do edifício existente do pré-escolar e 1º ciclo da Escola da Piedade, devido às condições estruturais muito precárias. O edifício em causa tem mais de 30 anos e não reúne as condições de segurança exigidas para que continue a ser utilizado. Roberto Silva garante que a demolição não irá atrasar os trabalhos em curso de construção da nova Escola da Ponta da Ilha.

In Ilha Maior de 4 de Março de 2011

quarta-feira, 2 de março de 2011

Viagens baratas!...

Afinal, é mais uma “treta”, particularmente para as ilhas apelidadas de pequenas, para não dizer periféricas, ao eixo das antigas capitais de distrito.

Fomos, esta semana, a um escritório da SATA, para indagar da possibilidade de conseguir uma passagem a preço módico, agora que são tão badaladas na rádio e televisão e o resultado foi nulo.
Até à Páscoa, não há possibilidade alguma de conseguir um voo, nestes moldes, pelo Pico, pelo que solicitámos idêntica hipótese, quer pela Horta, quer por Ponta Delgada.

Porém, a resposta foi igual, pois não havia lugares disponíveis àquele nível. Isto fez-nos pensar, mais uma vez, na qualidade “fingida” da vida que nos estão a “impingir”, ao fazer acreditar que estamos beneficiando de passagens mais baratas.

Temos consciência, felizmente, de que vivemos em ilhas sujeitas, à partida, a inúmeras restrições, é bem verdade, mas nunca nos esquecemos de que, aquando da “passagem” dos distritos a Região, bastante lutámos para que tal mudança só acontecesse, quando as mesmas obrigações e regalias fossem idênticas, desde Santa Maria até à pequena ilha do Corvo.

Certamente poder-se-á argumentar que as populações não foram sensíveis a tal argumentação, o que, infelizmente, até é verdade. Só que, atrás de tempo, tempo vem e, só tarde de mais é que os residentes nestas ilhas, verdadeiramente periféricas, dentro da tão propalada Região Açores, se aperceberam de toda a extensão dos custos e dificuldades a que acabaram por ser sujeitos.

O caso presente das passagens aéreas, não é único, infelizmente, a prejudicar tanta gente, porém, é bem revelador de quanto nos é “oneroso” viver fora das ilhas, antigas capitais de distrito, particularmente da ilha de São Miguel, aonde para além das inúmeras vantagens, obtidas com a Autonomia, os seus residentes podem usufruir do privilégio de se deslocarem à capital tratar dos seus assuntos e regressarem no mesmo dia.

José Azevedo in Ilha Maior de 25 de Fevereiro de 2011