terça-feira, 16 de agosto de 2011

Férias

Foto retirada daqui

1 comentário:

Anónimo disse...

A SATA publicou a seguinte Informação:

Na sequência de uma notícia publicada na edição do Jornal “Ilha Maior” do passado dia 02 de Setembro, com o título “Atlânticoline e SATA “penalizam” Semana dos Baleeiros” em que são mencionadas algumas declarações do Sr. Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico acusando a empresa SATA de ter penalizado a realização da Semana dos Baleeiros, e porque as mesmas não têm qualquer correspondência com a verdade, vem o Grupo SATA solicitar a divulgação do seguinte esclarecimento:

1) Não foi recebida pelo Grupo SATA qualquer solicitação para a disponibilização de capacidade adicional nas ligações aéreas com a ilha do Pico, para o período de realização do evento em causa.

2) Na análise à evolução da procura para a ilha do Pico não foram detectadas quaisquer necessidades de colocação de capacidade adicional nesta ilha.

3) No período entre 20 e 30 de Agosto, período que abrange as datas do referido evento, foram realizadas 26 frequências (média de 2,4 frequências por dia), o que equivale a uma disponibilidade de 3.816 lugares. Destes, foram utilizados 2.888, o que resultou numa taxa de ocupação de 75,7%.

4) Em face do exposto, facilmente se comprova que a operação da SATA não provocou qualquer constrangimento nas acessibilidades ao Pico durante a realização da Semana dos Baleeiros.

Muito bem explicado… ou será que não?

E se dissermos que essas frequências todas (ui 2,4 por dia, tal movimento) equivalem a apenas 2 Q400 por dia + 1 Q200 ao fim-de-semana?

E se dividirmos o tráfego entre chegadas e partidas? E se tiverem partido nesses dias 1781 passageiros? E se dissermos que isso equivale a uma ocupação de 93,3% à saída, em média, nos tais 26 voos? E se dissermos que as 4 partidas no Q200 para S. Miguel estavam cheias e as outras 11 no Q400 partiram com uma média de 80,2 passageiros no período em causa? (Sim, 0,2 passageiros acima da capacidade do avião)

Sem disponibilidade para partir, como é que se pode vir ao Pico? Está facilmente comprovado que a SATA tem um papel importante no constrangimento nas acessibilidades ao Pico durante a semana dos baleeiros e quiçá durante todo o verão! Ou será que também estamos a abusar das estatísticas?