
O novo Centro de Saúde da Madalena será um edifício com cerca de 7000 m2.
Para além dos cuidados de saúde familiar, a nova estrutura estará capacitada para a prestação de cuidados de saúde de especialidades, nomeadamente de dermatovenereologia, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, otorrinolaringologia e pediatria.
Por outro lado, albergará o serviço de apoio domiciliário e disporá de gabinetes para a execução do programa de hipertensão, de diabetes, de medicina física e do programa de seguimento de grávidas.
E, porque queremos nascer na nossa terra, terá ainda uma área obstétrica que possibilitará que as grávidas do Pico possam optar por realizar o parto, em segurança, sem terem de se deslocar da sua ilha.
Na nova unidade está previsto, de igual modo, um serviço de cirurgia de ambulatório, de modo a que seja possível realizar pequenas e médias cirurgias, evitando, uma vez mais, a deslocação de doentes. Trata-se de um investimento superior a 10 milhões de euros.
Em 1994, afirmava o Deputado socialista Manuel Serpa " Trago notícias da Ilha... Do estado da Ilha, que não é famoso! (...) os que nascem vêm na lancha da carreira ".
Hoje subscrevo, com satisfação, a afirmação do Deputado socialista Hernâni Jorge " E estou certo que o sorriso, que há muito substituiu no rosto do Homem do Pico a tristeza confessada de 1994, assumirá uma enorme expressão de alegria no dia em que o Manuel Serpa e a generalidade dos picarotos assistirem ao primeiro parto programado no novo Centro de Saúde da Madalena.".