quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Fosse João Filipe até um simples remador baleeiro, mas Lajense...e nunca um cóboi, ao nível de Buffalo Bill, David Crockett ou Kit Carson, n em Terras

Ermelindo Ávila (E A), lamento dizê-lo, está, desta vez, enganado. Não por debater assuntos da nossa terra, mas por ter defendido que o John “Portuguese” Phillips, um lajense, mas nascido nas Terras, herói, mas sem ser baleeiro ou escritor, deva ser homenageado.
Afinal o John só percorreu 365 quilómetros debaixo de um nevão intenso, para salvar 90 alminhas que se encontravam cercadas por dois mil índios em Fort Phil Kearny (actual Nebraska). Coisa que qualquer um dos nossos homenageados das festas de Lourdes já está farta de fazer.


Nesta batalha, nós, há muito, torcemos pelos índios e banimos o picoense que evitou a conclusão de uma proeminente colecção de escalpes. Os índios ficaram-se só por umas míseras 81 cabeleiras de 79 soldados e 2 civis, no denominado Massacre de Fetterman em 21 de Dezembro de 1866.

Espertos como somos, deveríamos era homenagear o cavalo Dandy, cedido a John pelo comandante do forte para tão arriscada missão. Afinal foi ele que palmilhou todo esse caminho. O John Phillips, esse, só apanhou boleia.

Então por que não damos o nome de uma rua, um busto, uma simples placa ao Dandy? Ou mesmo aos pobres índios Sioux, Cheyenne e Arapahos para serem compensados pelo incómodo causado pelo teimoso John Phillips, que os deixou com menos 90 cabeleiras.

Termino com uma citação não de E A, que já nos alerta para esta injustiça há cerca de 40 anos, mas de outro autor que, não sendo de “casa”, entendeu bem o caricato da situação.

(...)Se os Açores, pródigos em convidar e até agraciar estrangeiros, particularmente norte-americanos, que a maioria das vezes nada têm a ver com os Açores ou as suas comunidades, não conseguem reconhecer um imigrante picoense que ganhou lugar na história dos Estados Unidos, há com certeza um grave problema de visão nas ilhas.
In http://www.portuguesetimes.com/Ed_1906/util/beat.htm

2 comentários:

Anónimo disse...

A história de João Filipe é deveras interessante.
Problemas de visão? Nas ilhas dos Açores? Podem ser cataratas ou qualquer coisa relacionada com as neblinas matinais...

Anónimo disse...

A história de João Filipe é deveras interessante.
Problemas de visão? Nas ilhas dos Açores? Podem ser cataratas ou qualquer coisa relacionada com as neblinas matinais...