sábado, 21 de março de 2009

Plano do G. R. para 2009 - Opinião de Ermelindo Ávila

É incompreensível o que está a passar-se com a ilha do Pico.
Primeiro foi a exclusão do grupo das chamadas "Ilhas de Coesão".

Depois é a quase inexistência de empreendimentos no Plano e no Orçamento Regional para o presente ano.
Para quem quiser conhecê-los eles estão na respectiva página da Internet.
Lendo esses documentos oficiais, pasma-se com a estranha atitude dos órgãos governativos.
E não se explica a razão.
No entanto, há ilhas notoriamente beneficiadas.
E igualmente "lugares ou zonas especiais".(...)

Foto retirada da net
Se bem soubemos ler, na zona das Lajes apenas estão consignadas verbas para escolas. (Talvez, melhor dito, para os projectos e aquisição dos terrenos. Estaremos enganados?)

E as obras prioritárias: A continuação da defesa da Vila?
Já algum técnico superior reparou no molhe construído e na deslocação dos blocos?

A instalação dos Serviços Sociais, com a restauração da casa que a Câmara adquiriu há anos e cedeu à Região para esse fim? Ou espera-se pela "concentração" que acaba de anunciar-se?
No meio da Vila, ou seja, no Centro Histórico do primeiro núcleo habitacional da Ilha é uma vergonha o que ali se passa.

O arcaboiço está a ruir e só isso não se vê porque uma vegetação selvagem se assenhoreou de todo o espaço em ruínas.(...)

E a "casa do Estado", como é conhecida, construída provisoriamente para arrumo das ferramentas utilizadas na muralha de Defesa, há cerca de setenta anos e que continua sem um arranjo decente, ali, na zona do Museu, uma das mais frequentadas por estranhos, apesar de lá estarem instalados serviços regionais...

Foto retirada daqui
E a casa de apetrechos marítimos? Não é construída junto ao porto das Lajes, que também é classificado "porto de pesca"?
E a casa da Lota?

Destruíram a que existia, mandada construir pela Câmara Municipal. Tornou-se necessário proceder à demolição, para que as obras junto da muralha de defesa pudessem realizar-se. E ninguém contestou.
Mas não foi substituída. Antes, colocaram um contentor (!) junto do antigo campo de jogos, para a venda de pescado.(...)

Não fica por aqui o rol de carências desta vila e seu concelho. E até da ilha.

Mas por outras bandas há personalidades credenciadas que estão alcandoradas em posição de saberem defender suas testadas...

Está na Assembleia Regional para discussão e aprovação, o Plano e Orçamento da Região para o corrente ano, ou melhor, para os três últimos trimestres do ano...

Qual vai ser a posição dos Senhores Deputados eleitos pelo Circulo Eleitoral da Ilha do Pico? Melhor: Que poderão fazer? Aguardamos...

In Jornal O Dever de 19 de Março (texto com supressões)

9 comentários:

Anónimo disse...

São questões já tão rebatidas que ninguém olha para elas.

Anónimo disse...

Se a Casa da Maricas Tomé, foi cedida pela Autarquia para lá serem instalados os Serviços da Segurança Social, porque razão se continua a acusar a Camara de ali nada fazer?
Penso que já é tempo de se deixarem de politiquices e exigir a quem de direito o cumprimento dos seus compromissos.
É lamentavel, mas pior cego é o que não quer ver.
De longe+

Anónimo disse...

Pelo que vejo é ainda um cidadão que, tendo ultrapassado a fasquia dos 93 anos, continua a ser esclarecido e a pugnar pela sua terra. Apesar de tudo não faltam os acomodados que, de quando em vez, o vão mimoseando com com pequenos alfinetes, como se fazia antigamente nos pés de S.Pedro, para nos dar namorada.
Por vezes a sua vós é incomoda.Mas,
quando partir, estarei cá longe para ver e ouvir...
Cada vez gosto mais dos cães.

Anónimo disse...

Giro mas este mesmo Sr. axo ke foi presidente de camara por largos periodos de tempo. Ate tenho ideia ke nos seu mandatos a vila foi esvaziada de algumas valencias deslocadas para outros conscelhos. sera ke so agora e ke ve o ke nao esta bem. E de a muitos anos atraz nao se fez nada porque?
E necessario ter moral.

Paulo Pereira disse...

Acho este último comentário de uma extrema injustiça. Efectivamente não estou a par de todos os pormenores de desempenho da globalidade dos presidentes da CMLP.
Mas, mesmo que houvesse algum aspecto menos conseguido, na presidência de Ermelindo Ávila, que efectivamente desconheço, em nada lhe diminuiria a pertinência e clarividência dos pontos de vista que vêm levantando em defesa do concelho, desde há muitas décadas.
Se queremos ser eficazes na defesa dos nossos direitos, não podemos estar a dar continuamente tiros no pé. Temos de ter alguma disciplina e rigor, e evitar baralhar assuntos.
Claro que quem levanta estes temas é sempre incómodo.
Mas, não conheço outra solução, a não ser calarmo-nos e baixar os braços, enquanto outros aproveitam.
Precisamos de usar as nossas energias de forma mais colaborativa. Pois todos nós ganhamos.

Daniel disse...

Agradeço a simpatia e, mais que simpatia, amizade com que aqui fui tratado. Já recomendei várias vezes o Pico, e nunca ninguém veio desiludido daí. Antes pelo contrário. Por vezes até fico com alguns "ciúmes", porque há sempre quem prefira o Pico a S. Miguel...
Quanto ao Sr. Ermelindo Ávila, é um amigo muito querido e que muito respeito há cerca de quatro décadas. Um Homem que não pensa só na sua rua nem na sua nobre vila, mas na ilha e nas ilhas. E na nossa Pátria.
Aqui lhe deixo um forte abraço. E aos amigos do Basalto que tão bom vinho produz e tão boa gente tempera.
Daniel de Sá

Anónimo disse...

Paulo:
Realmente houve um aspecto menos conseguido que lhe valeu a exoneração,foi o de ter apoiado, ao tempo, o deputado do Distrito da Horta que por sinal era da oposição.

Anónimo disse...

Amigo Paulo tanta indignação na sei porque. Teoria ja nos estamos todos cansados e pratica, do que falei foid e pratica na pratica não sei onde esta o grande salto dado no tempo em que o Sr. foi prisendente ou esteve na vida activa. De sofa tb sei falar e mandar "bitaites" se tanto defende serve de alguma coisa incomoda alguem? Estar bem com Deus e com o diabo todos gostamos né?

Anónimo disse...

Só pode ser chinês este cidadão Anónimo que critica o Sr.Comendador Ermelindo Ávila! Há realmentte pessoas que são muito tristes e invejosas! O que vale é que delas não rezará a história! Serão sempre ... ANÓNIMAS!

Carlos Meireles
Toronto