quarta-feira, 29 de abril de 2009

A canonização do beato Nuno, o contestável

Ocorreu recentemente a canonização de D. Nuno, a qual foi aclamada, pasme-se, por gentes de todos os partidos, para além dos partidários de D. João.

Nunca houvera tão unânime aclamação, feita por gentes tão diferentes, oriundas das mais diversas famílias e quadrantes.
O que só demonstra a autenticidade do santo. Pois só aos santos que são santos, diz o povo, é concedido tão grande milagre.

Uns terão dado o seu apoio por convicção, enquanto que outros, certamente, pela sua condição de súbditos.
E ainda outros poderão tê-lo feito com o intuito de derrubar uma qualquer Leonor Teles circunstancial, ou mesmo uma desafortunada Beatriz que, embora sem culpa, está mais à mão.

Mas tende cuidado, ó hereges, não glorifiquem em demasia o agora santo.
Lembrem-se que D. Nuno ainda vive, que mais não seja no espírito de todos os seus fiéis, e ainda há-de empunhar a espada para travar a batalha derradeira.

Por isso, será melhor que cada congregação, nas suas manobras, exalte apenas o seu padroeiro, pois não vá o agora santo tornar-se um imparável milagreiro e converter todo o reino a eito.

6 comentários:

Anónimo disse...

Duarte Freitas não é São Nuno...
Onde estará a relação?
Duarte ficou sem tapete
Nuno foi para o trono...
Duarte também queria ir para o trono? Será?

Jordão disse...

;)

Anónimo disse...

Infelizmente o Governo alienou-se a esta manifestação.Sim, não é mais do que uma manifestação ao Homem e mais tarde ao Santo que contribuio-o para que hoje falassemos a lingua de Camões.
Foi o mais poderoso e rico desse Portugal.
Abandonou tudo para se dedicar à meditação e ao serviço Daquele em a quem sempre acreditou.
Se fosse um desses parasitas que se governaram à nossa custa e hoje são ricos e afamados, havia condecorações, fogo e feriados...
Pobre País que assim pensa e vive.
Apregoa democracia, mas a onde é que ela está se cada vez nos sentimos mais amordaçados? Pagamos e não podemos reclamar, somos roubados, despedidos, ameaçados e muito mais e não temos voz activa. É esta a nossa democracia?

Paulo Pereira disse...

Diz-me o primeiro anónimo que não percebeu o post que escrevi, o que eu acho perfeitamente normal, pois, eu mesmo, também não o entendi.
Na verdade, eu predispunha-me a glorificar a obra de D. Nuno e não a de D. Duarte, nem mesmo a de D. João. Se repararem bem, nada no texto alude a outras figuras. Isto, muitas vezes, a maldade está em quem lê...
Mas e a foto?
Eu explico. Fiz uma pesquisa no google para encontrar uma foto de D Nuno e apareceu-me esta. E eu aceitei-a pois, até a achei familiar.

Aurora disse...

Aclamado por todos não, digamos que por quase todos. Alguem lhe tirou o tapete e Berta Cabral passivamente ficou-se, na sua primeira prova de fogo como comandante do PSD mostrou toda a sua fraqueza e submição. Solidariamente deveria ter-se demitido, assim a Manuela F. Leite pensaria duas vezes, é que quer goste-se ou não de Duarte Freitas pelo trabalho desenvolvido deveria lá continuar, mas somos Açorianos, somos pequeninos.

Anónimo disse...

OS POLITICOS SE NÃO SÃO CORRUPTOS SÃO ENGRACHADORES E FACILEMNTE MANOBRAVEIS PELO CAPITAL!!! DE QUALQUER DAS FORMAS AINDA VOU ACREDITANDO NOS HOMENS !!! AVALIAR UM POLITICO É MUITO DIFICIL!!! DELES SÓ SABEMOS QUE NÃO FALAM VERDADE!!!