terça-feira, 26 de maio de 2009

Eis aí uma boa novidade...

Segundo as crónicas que nos chegam de Angra, as Sanjoaninas irão ter, este ano, uma novidade desportiva - uma corrida de burros.(...)

Mas não deixará de ter a sua curiosidade, se houver, também por cá, uma corrida de burros. Tal como vieram as touradas, que, até há bem pouco tempo, não eram tidas nem achadas por esta ilha, é bem possível que ainda se encontre algum asno predisposto a dar uma corrida.

Além disso, somos, por vezes, muito inclinados a imitar os outros. Se na Terceira fazem, porque não também por aqui? (...)

Assim, e a propósito das festas sanjoaninas - a corrida de burros - será de lembrar esta outra vertente. Teremos assim mais uma mais valia na produção animal - burros para corridas, burras para dar leite.

Estamos em crer que aparecerão os criadores. Nesta e noutras ilhas.
Não há como os nossos produtos. Será mais uma variante na produção. Mais uma escolha a ter em conta.

E mais, nestes tempos de crise, quem sabe se alguém poderá voltar a ter necessidade de socorrer-se do burro para dar umas voltas?! Andar de burro pode ser alternativa! Serão mais uns cuidados com as limpezas das ruas, mas, paciência.

E…vamos lá, o burro é um animal de estimação. Quanto a possíveis comparações ou adaptações das burrices dos humanos, fica por conta do leitor mais atento. Todos têm um pouco de tudo. Até mesmo aquele e aqueles que não acreditam que vozes de burro não chegam ao céu! Chegam e chegam mesmo.

Gracejos à parte, fica relevado o benefício que o asno poderá prestar. Corrida de burros e outros préstimos, eis aí uma boa novidade.

Manuel Emílio Porto in Ilha Maior de 22 de Maio de 2009

3 comentários:

Anónimo disse...

BONITA FOTO DUM ASNO FOTOGENICO.

Anónimo disse...

Apesar de ser uma raça em extinção, ele há tanto asno por esse mundo fora...
Não deixa de ser uma boa ideia, contudo!

Patriota d'uns actos disse...

Estou completamente de acordo com a corrida, mas contra a ideia de aumentarem a criação de burros. Há que dar aproveitamento aos que já estão aí. Será melhor acabarem, também, com a importação de burros da Graciosa, ou de fora.
Aqui n'Ámerca há corridas de elefantes contra burros. E olhe, vocelências, que nem sempre ganha o melhor elefante ou o melhor burro. Mas mesmo assim os burros gostam muito de correr e alguns, embora correndo há muitos anos, não falham uma corrida.
Quem falta muito às corridas é o povo, por isso será preciso que todos apoiem o seu burro.
É certo que não haverá corridas todos os anos, mas também haverá anos com mais de uma corrida. Pelo menos aqui n'Ámerca é assim.
Há quem diga que a mosca aprecia muito estes nossos companheiros, mas, apesar disso, não deixarei de voar p’rá aí no próximo verão.
Bai, bai.