sexta-feira, 12 de junho de 2009

Picoense das Lajes vence o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa



Manuel Eduardo Vieira foi hoje galardoado com o Prémio Empreendedorismo Inovador na Diáspora Portuguesa, entregue por Sua Excelência o Presidente da República, num Encontro que procurou fazer a ligação entre os vários candidatos oriundos dos mais diferentes pontos do globo, bem como destes às empresas associadas e da Rede de PME da COTEC Portugal.(...)

Manuel Eduardo Vieira agradeceu o prémio, relembrando as suas raízes humildes, responsáveis por muitos ensinamentos.

«Quando saí da minha terra natal, Silveira, na ilha do Pico, nos Açores, há 47 anos, nunca imaginei que viria a receber tão nobre distinção», revelou.

Manuel Eduardo Vieira (63 anos) é o presidente da A. V. Thomas Produce, empresa dedicada à cultura de batata-doce.

É o maior produtor e distribuidor de batata-doce biológica do mundo, tendo plantado, em 2008, 1.300 hectares e processado cerca de 50 milhões de quilos de batata-doce.

O Grupo controla todo o processo de produção, desde a selecção de sementes à colheita, conservação, embalagem e transporte.

É responsável pela criação de embalagens de batata-doce para micro-ondas, bem como da construção do hipermercado nas Lajes do Pico.

Foi considerado “Empreendedor do Ano” pela Câmara do Comércio da Califórnia.

No discurso de encerramento do Encontro, o Presidente da República, Professor Aníbal Cavaco Silva, apelou ao «espirito de portugalidade».
«Quero, hoje de novo, apelar ao que tenho designado 'espírito de portugalidade' de que este Prémio comunga, esse espírito que nos une e que nos acompanha, para lá das fronteiras do nosso país, até ao mais recôdito lugar onde resida um português.
Esse espírito que mantém viva a nossa língua e a nossa cultura», declarou.

Notícia retirada daqui

9 comentários:

Anónimo disse...

Foi com muito orgulho e alguma emoção que assisti, na TV, à entrega do Prémio Empreendorismo, ao "Manuel das Batatas". Manuel Eduardo Vieira, natural da Silveira, Lajes do Pico, é também Comendador. Foi a alavanca que impulsionou a construção do Centro Social daquele subúrbio da Vila e que hoje constitui motivo de orgulho para todos os Silveirenses. Homem vaidoso, mas com muito mérito e isso é o que mais importa.
Estamos todos de parabéns, de uma forma particular o distinguido.

Batata Azeda disse...

Consultar o post Mais um Mostrengo... datado de sexta-feira 22 de Maio de 2009 no blogue lepratecoma. Já agora para o anónimo que comentou perguntava-lhe se sabe onde se encontra o quadro com a foto do senhor que intitula como vaidoso e que se encontrava numa das paredes do salão da Silveira.

A ilha dentro de mim disse...

Um homem que se fez longe, mas nem por isso esqueceu a terra. Um exemplo a seguir, sem dúvida!

Anónimo disse...

Todo o ser Humano é composto de defeitos e virtudes. Tomara que a vaidade fosse o pecado maior de todas as Pessoas. Não acham?! Talvez devesse ter colocado o termo vaidoso entre aspas. Talvez!...
Quanto ao "quadro com a foto do senhor que intitula como vaidoso e que se encontrava numa das paredes do salão da Silveira", não faço a mais pequena ideia, caro(a) Batata Azeda. Se o retiraram (?) por alguma espécie de vingança, represália ou atitude vexatória, então sim, aí alguém cometeu pecados bem maiores que a vaidade ou o facto de eu ter escrito que o Senhor é um "vaidoso".

Anónimo disse...

Ao ler estes comentários, lembro-me do Jó Soares quando dizia "CALA-TE BOCA".Mas...
Se o homem é vaidoso, e tem todos os epítetos que lhe dão é porque tem estofo para os realmente ter.
Lutou, trabalhou e não teve cunhas, nem padrinhos,para conseguir o que tem.Vaidosos são esses intelectuais que sempre viveram à sombra dos "padrinhos" e que, muitas vezes,foram muito injustos para com eles,
e que, todavia, não passam de uns invejosos.
Este prémio não foi pedido, foi dado pelo seu merecimento. O primeiro produtor do mundo...
Mais palavras para quê.
Parabens, Senhor Comendador.
És digno do nosso respeito e admiração.Feliz a terra que tal filho tem.E a Silveira bem merece.
+

M R G disse...

Elevado ! "Senti" a Silveira e o Pico, ali naqueles breves ninutos que a RTP canal 1 falou de ti, do teu "FEITO". Merecido,!!... és um grande empreendedor...mas mais que isso transportas contido o nome da tua Terra que te deu e que é a Tua alma. Vibrei de contente...e ainda fazes o favor de seres meu AMIGO!! Bem Hajas !!!!

Anónimo disse...

PARABÉNS !!!!!!!! Sinto orgulho de ti e sinto-me muito feliz por seres reconhecido pelo teu trabalho e pelo bem que fazes.
Bem hajas e que Deus te proteja.

Anónimo disse...

Tudo certo. Mas não é comendador.

JAIMINHO disse...

Meu caro brother foi com muita alegria que tomei conhecimento do prémio que te foi atribuido. PARABÉNS!!!!!!!! Mereces ser premiado pelo muito que tens feito a tanta gente e em tantos lugares. Bem hajas. Não ligues aos comentários invejosos e de más vontades feitos por tantos que te deveriam estar gratos, mes pelo contrário, mordem as mãos de quem lhes dá comida e tantas coisas mais. Gostem ou não, a obra está feita e sem ti estariam como dantes. Continua sempre alegre, bem disposto e com vontade de fazer o bem, porque sempre que te fecharem uma porta hão-de abrir-te duas ou mais. DEUS te abençoe, nunca desanimes e continua, os teus verdadeiros amigos continuarão sempre contigo.........