quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Autárquicas 2009

A RTP/Açores e a Antena Um Açores estão a emitir debates com os candidatos às câmaras dos dezanove concelhos dos Açores.
No dia 1 de Outubro, às 17h00, na Antena 1, ocorrerá o debate sobre o concelho das Lajes do Pico.
Enquanto que no mesmo dia, 1 de outubro, após o telejornal, será a vez deste debate ter lugar na RTP-Açores.Até lá, deixo a transcrição parcial de uma entrevista no Ilha Maior.
"Ilha Maior: Quais as principais medidas que pretende implementar caso venha a ser eleito para a presidência do Município a que se candidata?

Roberto Silva: As novas medidas passam por uma nova liderança da Câmara Municipal, do Partido Socialista, e por uma nova equipa para servir os munícipes, criativa e inovadora, que potencie a melhoria da nossa qualidade de vida, que aposte na fixação das pessoas, em novas áreas habitacionais, e na criação de emprego, com a criação de uma bolsa de emprego jovem concelhia, apoiada por um site;

que apoie os agricultores, os pescadores, os professores, os empresários e todos os funcionários e agentes dos sectores de actividade económica, social e cultural;

que termine a asfaltagem da rede viária; que melhore a acção social junto de quem mais precisa; que compreenda e preserve o ambiente como um factor diferenciador na vivência da nossa comunidade; que promova a formação profissional, em especial a agrária, e também a formação musical nas nossas filarmónicas, que facilite, a todos, o acesso à leitura e às novas tecnologias da informação e comunicação, que potencie a melhoria das escolas e das infra-estruturas desportivas, que focalize a nossa oferta turística, numa lógica de Ilha, do Triângulo e da Região, no turismo ambiental e de mar, e na oferta dos nossos produtos tradicionais, fazendo uma clara aposta no reforço da oferta turística, no alojamento, na informação turística de qualidade, distribuída em todo o concelho, na gastronomia de qualidade,

nos eventos de qualidade, como a Feira Agrícola Açores, a realizar em 2011 no Matos Souto, no embelezamento e no cuidado do património construído, em especial o histórico, na qualificação dos espaços públicos, com a construção de novos parques, melhor iluminação e asseio públicos, uma equipa que agilize e simplifique os serviços municipais, com a criação do Município Digital e que aumente os apoios financeiros às Juntas de Freguesia, realizando, em última análise, um novo projecto de desenvolvimento concelhio, virado para a acção, em estreita ligação com todas as colectividades concelhias, Juntas de Freguesia e Governo Regional dos Açores.

Sara Santos: O espaço concedido para a resposta a estas questões é curto. Mesmo assim, direi que pretendo continuar a fazer bem o que está iniciado — e o que sempre falta fazer. O meu lema tem as pessoas como primeira e principal prioridade. A qualidade de vida de todos no Concelho das Lajes do Pico continuará a ser, pois, o meu grande objectivo.

O meu Programa será oportunamente divulgado e debatido. Para já, posso dizer-vos que as minhas principais medidas para continuar a fazer bem, integram-se nestas 10 principais áreas de trabalho:

» Captar investimentos (públicos e privados) em vários sectores, em especial na indústria turística, e criar mais emprego (sobretudo de jovens).» Defender e apoiar os sectores agro-pecuários e de pescas.» Garantir mais e melhores condições para o trabalho das Juntas de Freguesia.» Defender e apoiar as culturas tradicionais e reforçar a rede de equipamentos desportivos, sócio-culturais e de lazer.» Melhorar o apoio aos mais idosos e aos mais carenciados.» Melhorar as infra-estruturas do Concelho (em especial a rede viária, resíduos sólidos, água de consumo humano e outros equipamentos Municipais).» Concretizar uma política de educação e defesa ambientais.» Requalificar o parque escolar e apoiar a melhoria do sistema educativo.» Aprofundar a modernização da administração pública local.» Exigir maior participação e investimentos do Governo Regional.É isto que proponho a todos os lajenses: continuar a fazer do Concelho das Lajes do Pico uma terra cada vez mais próspera. "

In Ilha maior de 18 de Setembro de 2009

O debate de ideias está em curso. É um debate árduo, sem etiquetas desnecessárias, mas que será esclarecedor. Continuará com a elevação possível, uma vez que os opositores actuam como adversários, mas nunca como inimigos.

Com maior ou com menor dramatização, sufragar-se-á o modelo de desenvolvimento para o concelho nos próximos quatro anos.

E, à semelhança dos últimos trinta e cinco anos de democracia, o povo, sábia e soberanamente, decidirá.

Os temas que podem ser discutidos serão muitos. Além dos acima mencionados, presentemente ocorre-me: Golf, teatro municipal, saneamento básico, recuperação de centros históricos, piscina (municipal ou integrada na nova escola)...

Alguém lembra-se de mais?

4 comentários:

Anónimo disse...

as duas respostas foram vagas e em pouco se destinguem

Anónimo disse...

e os telhados de vidro in jornal Dever?

Anónimo disse...

Um debate que parece ter sido um falas tu falo eu, falas tu mais eu, não me imterrompa...
Valeram as palavras finais do roberto

Anónimo disse...

Sinceramente esta ... não fez nada e quer continuar a nao fazer nada.
Que gente e esta que ainda deposita votos em gentalha desta, sem escrupulos. E que descaramento dizer que quer continuar o que nunca começou, mas o orçamento voou agora para onde não se sabe porque se as dividas existem alguem meteu a mão na massa.