quinta-feira, 15 de outubro de 2009

I Congresso dos Biólogos dos Açores


Sérgio Ávila lembra ainda que vai decorrer o primeiro Congresso dos Biólogos dos Açores, nas Lajes do Pico, entre 26 e 31 deste mês.

O evento é organizado pela Ordem dos Biólogos e conta com uma Comissão Executiva local, a cargo da Escola Básica e Secundária da Lajes do Pico .

O presidente da Ordem conta com uma participação elevada no o Congresso de professores de Biologia de todos os níveis de ensino, lembrando que estão previstas acções de formação, sendo que todo o evento está creditado pela Secretaria Regional da Educação.

O Conselho Regional da Ordem dos Biólogos nos Açores, conta com duzentos membros, na Região, que além da Licenciatura nas áreas relacionadas com o ambiente e Biologia, em particular, possuem “Cinquenta e mais um por cento das unidades de crédito”, entre pre´-requesitos.

Esta Ordem passou a ter a sua representatividade nos Açores há três mandatos, e desde 2008 que Sérgio Ávila, investigador da Universidade dos Açores assumiu as funções de presidente.

O Objectivo, segundo o seu presidente, passam por divulgar nos Açores a profissão de Biólogo e verificar quais as principais áreas que podem contribuir para o desenvolvimento da sociedade civil. Pretende, de igual modo funcionar como um Órgão e parceiro consultivo, “com eficácia na Região”.

A esse respeito, Sérgio Ávila sublinha que os contactos que a Ordem estabeleceu com o Governo Regional “têm sido muito proveitosos para os dois lados”, nomeadamente no que diz respeito à bolsa regional de formadores, “uma vez que raramente existem acções de formação do ponto de vista científico, devidamente adequadas e com conteúdo regional”, sublinha.

O Investigador diz que da Ordem está disposta, entre outros pontos, a dar pareceres e proceder à avaliação dos estudos na área do ambiental, nos Açores.

A esse respeito, lembra uma proposta que aceite pelo Governo Regional, que tem a ver com a aferição da qualidade dos estudos de impacto ambiental e planos de ordenamento da Orla Costeira, entre outros. Sérgio Ávila deixou bem claro, que muitas das iniciativas, acima referidas, este ano serão concretizadas.
Notícia retirada daqui

8 comentários:

Anónimo disse...

Que interesse tem isto para o Pico?
Proibuição de arrancar juncos?

artur xavier disse...

Ó meu caro anónimo, que interesse tem isto para o Pico?! O I Congresso dos Biólogos dos Açores nas Lajes do Pico e o "amigo" pergunta que interesse tem isso para o Pico?! Olhe, respondo-lhe eu, nenhum! O importante é ir para a mesa do café falar na vida alheia e dizer mal de tudo e de todos. Não acha?!
E, já agora, se discorda, assim, tanto, porque não expõe as suas ideias e assina por baixo?...

Tiquinho disse...

O desenvolvimento desta Ilha depende sem dúvida daqueles que cá vivem todo o ano, ou será que são uns parasitas e em nada podem opinar. Mal estariamos se dependessemos desses senhores ausentes e que assinam por baixo, e nos querem comandar à distância, pra isso já tivemos o chefe, basta.

artur xavier disse...

Ó amigo Tiquinho, mas quem será que lhe quer cortar a raíz ao pensamento?!... Olhe amigo, por mim, não se mortifique! Opine à vontade e sempre que lhe apeteça!
Quanto a comandar à distância?! Mas quem sou eu para comandar o que quer que seja? Fique ciente que o único comando à distância que sei manusear (Mais ou menos...)é o da TV.
Tal como o amigo, também digo: Basta!

Tiquinho disse...

Ó amigo Artur, não se arme em bombeiro a correr com a mangueira para apagar todos os fogos, anda com a mania da perseguição? Posso ou não dar a minha opinião? Se sim deixe-se de tretas, faça os seus comentarios que eu faço os meus. Obrigadinho.

Paulo Pereira disse...

O Basalto Negro pretende ser um espaço livre, de debate de ideias.
Todos têm lugar neste debate: residentes ou ausentes, anónimos ou identificados, de esquerda ou de direita.
Todos, volto a sublinhar, todos são necessários para dar o seu contributo na elaboração de um modelo de desenvolvimento mais equilibrado para a Região.
Estou certo que, após os ajustes próprios da época pós eleitoral em que vivemos, não deixaremos de compreender que os nossos verdadeiros inimigos não são os candidatos A ou B, mas sim a desertificação, o abandono, os transportes, a saúde, a educação, ou a falta de emprego para os mais jovens, entre outros.
Negar estes pressupostos será baixar os braços e apelar à auto-flagelação da nossa sociedade que, fruto de um passado autoritário, é pouco participativa e pouco confiante.
Saibamos pois potenciar a esperança que se renova após cada acto eleitoral e unir vontades em torno do nosso mais que justo desenvolvimento.
São os meus sinceros desejos.

Anónimo disse...

Caro Paulo, bem dito.
Alguns destes comentários, lembram-me uma frase que muitas vezes os que aqui contestam, estão implicitamente, a assimilá-la:"
ORGULHOSAMENTE SÓS!" parece que é isso que pretendem.
Fechados na ilha, acabarão por morrer de tédio.Ouserá amornaça que os atraiçoa?
Tenho tino.
J.Tomas.

Anónimo disse...

Afinal o pico de honra deu para todos, ainda bem...