domingo, 29 de novembro de 2009

Quem empresta um manual à SATA?

A falta do manual de voo nocturno a bordo do cockpit dos aviões da SATA pode ter estado na origem do cancelamento da ligação aérea para o Pico no final do passado dia 19.

Esta possibilidade foi admitida esta semana a Ilha Maior por fonte aeronáutica. Segundo aquela fonte a pista e a iluminação estão certificadas há três anos, os pilotos já receberam formação para voos nocturnos e os manuais de voo nocturno foram aprovados há um ano.

Ou seja, desde há muito que estão criadas todas as condições para a operação nocturna.

A hipótese agora levantada vai ao encontro da posição do INAC transmitida esta semana à Antena 1 Açores. Num esclarecimento enviado à estação regional, aquela entidade afirmou que não há nenhuma razão que impeça a realização de voos nocturnos para o Pico: “O aeródromo do Pico reúne todas as condições para a operação nocturna”. (...)

Estas informações do INAC contrariam a posição da SATA tornada pública no passado dia 19, após ter sido desviado para a Horta o voo SP 652 entre o Pico e Ponta Delgada.

A referida ligação estava inicialmente agendada para as 16h10, mas quando os 50 passageiros já se encontravam no aeroporto, a SATA transmitiu um novo horário agendando a viagem para as 17h50.

Esta alteração, numa tarde sem quaisquer constrangimentos operacionais no Pico devido às condições atmosféricas, levantou de imediato algumas dúvidas entre os passageiros já habituados ao cancelamento quando se aproxima a hora do pôr-do-sol.

A suspeita iria ser confirmada pouco depois das 17h30, com a SATA a recusar efectuar a ligação inicialmente programada para o Pico, informando os passageiros que não podia viajar para o aeroporto da ilha após o final do dia, o que obrigou à transferência de toda a operação para o aeroporto da Horta.

Na altura o porta-voz da SATA, José Gamboa, ouvido pela Antena 1 Açores, justificou a mudança da rota afirmando que não estavam reunidas as condições atmosféricas para a concretização da ligação e que ainda não estão reunidas as condições para a realização dos voos nocturnos: “

Leia na íntegra esta notícia no Ilha Maior de 27 de Novembro de 2009

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