segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Há necessidade de apostar decisivamente no potencial de atracção turístico da ilha do Pico

No final da visita, enquanto Deputado do PCP Açores na Assembleia Legislativa Regional, Aníbal Pires reuniu com Câmaras municipais, organismos oficiais, estruturas associativas e outras instituições, com o objectivo de ouvir os seus problemas e queixas e de forma a poder intervir sobre eles no Parlamento Regional.
.
Das questões abordadas, uma das mais centrais prende-se com a necessidade de apostar decisivamente no potencial de atracção turístico da ilha do Pico.
.
Disse não ser admissível que o Pico receba dezenas de milhares de turistas todos os anos que apenas passam parte do dia na ilha.
.
É necessário inverter esta situação não só pelo aumento ponderado da oferta hoteleira, mas também melhorando as acessibilidades à ilha.
Parece incrível acrescentou que se tenham investido milhões e milhões de euros no aeroporto do Pico, para receber apenas um voo por semana do continente.
Esta oferta tem de ser aumentada.
.
Por outro lado, disse faltar lançar e concluir diversos projectos estruturantes para a ilha, como a ampliação do cais e remodelação da frente marítima de São Roque ou as do Cais da Madalena.
Outra questão relevante levantada na visita foi a do Museu do Canal. “É perfeitamente inexplicável”, segundo Aníbal Pires, que este projecto ainda não tenha avançado.
.
“Há falta de vontade política do Governo Regional para recuperar e valorizar as antigas embarcações que asseguravam o transporte de passageiros entre o Pico e o Faial” referiu.
.
Sobre os equipamentos de saúde, o deputado recordou que ainda recentemente apresentou no Parlamento Regional a proposta para aquisição de um barco ambulância para garantir a evacuação de doentes do Pico, até porque não são ainda conhecidos os prazos nem as valências previstas para o novo Centro de Saúde da Madalena.
Relembrou que “o Presidente do Governo Regional se desloca ao Pico pelo menos cinco vezes em cada legislatura e cumpre já a quarta, e que em cada uma destas visitas repete a promessa da construção deste equipamento.
.
O novo Centro de Saúde foi prometido, portanto, quase 20 vezes! Será que é desta vez que os picoenses terão este seu antigo anseio satisfeito?”Questionou o deputado Aníbal Pires.
.
Ainda no campo dos equipamentos revelou-se negativo o adiamento da construção do prometido Centro de Triagem de resíduos.
Acrescentando que o “Governo Regional deve assumir as suas responsabilidades”.
Quanto aos contactos com os órgãos de comunicação social regionais, o objectivo foi de apresentar uma iniciativa parlamentar visando criar um observatório dos média e regularizar e conferir maior transparência à atribuição da publicidade institucional.

Notícia retirada daqui

Sem comentários: