segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Todos os caminhos vão dar ao Pico

Seja bem-vindo à Semana dos Baleeiros 2010
A Semana dos Baleeiros, uma Festa em Honra a Nossa Senhora de Lourdes, comemorada desde 1883, acontece de 23 a 29 de Agosto de 2010, junto ao Museu dos Baleeiros, o museu mais visitado dos Açores, no coração do whale wacthing dos Açores e não longe do local onde se iniciou o povoamento da ilha do Pico, há 550 anos.

Na Semana dos Baleeiros celebramos a fé de um povo na sua relação com o mar, em especial daqueles homens que remaram em busca da maior baleia e daquelas mulheres que rezavam em terra pela chegada dos seus baleeiros, protegidos pela Senhora de Lourdes.

Na Semana dos Baleeiros celebramos a cultura da nossa terra, as tradições, a música das filarmónicas, dos grupos de cantares e das bandas locais, o teatro, o folclore, a literatura, as exposições, o artesanato, a gastronomia, as memórias e as histórias dos baleeiros.

Unimos as nossas seis freguesias no cortejo etnográfico, no desfile de marchas e na recuperação da orquestra municipal, e oferecemos diversas provas náuticas organizadas pelo Clube Náutico das Lajes do Pico e um dos mais belos espectáculos de mar: as regatas de botes baleeiros.

Na Semana dos Baleeiros exploramos a natureza da plataforma costeira das Lajes do Pico, um biótopo único no mundo, e abordamos a conservação do ambiente e da biodiversidade como elementos determinantes para assegurar a nossa qualidade de vida e a singularidade do destino turístico Açores, em especial da ilha do Pico, a ilha selvagem açoriana.

Na Semana dos Baleeiros, as noites de música, programadas para todos os gostos, são especialmente atractivas: o Fado com Tânia Gonçalves e Lenita Gentil na Ermida de São Pedro, o Primeiro Templo do Pico, onde homenagearemos José Pracana, com apresentação de Sidónio Bettencourt, a Música Tradicional com o Rancho Folclórico de S. João e os grupos de cantares Trovas do Sul e Ilha Azul, as Bandas locais com a Banda Agosto, YNOT Band e ViraLomba, a Noite da Juventude com os GNR e a Noite de Música Popular com Marco Paulo.

Estão todos convidados a visitar as Lajes do Pico, a Vila Baleeira dos Açores.

O Presidente da Câmara Municipal

Roberto Manuel Medeiros Silva

Consulte o programa de festas aqui

2 comentários:

Rosa Silva ("Azoriana") disse...

Obrigada pelo comentário que deixou no meu blog e pelo convite. Bem que gostaria de ir a tão linda festa mas, infelizmente, este ano já não dá.
Desejo que as Festas sejam um sucesso, como sempre.
Abraço
Rosa Maria

Sandra disse...

Olá Paulo, estou passando pelo Basalto Negro e gostei demais da sua postagem sobre a festa da Semana dos Baleeiros. É muito gostoso comentar e divulgar estas festas religiosas que são sensacionais. Adoro visitar os blogs dos amigos portugueses que são sempre muito simpáticos. No meu blog Montanha das Nove Flores, espero por você! Um abraço. Sandra