sábado, 23 de abril de 2011

LAJES DO PICO Forte de Santa Catarina premiado pela sua arquitectura paisagística

O prémio nacional de arquitectura paisagista 2011, organizado pelo jornal “Arquitecturas”, foi atribuído ao Forte de Santa Catarina, localizado nas Lajes do Pico.


Trata-se do segundo imóvel daquela autarquia que é premiado pela sua qualidade arquitectónica.

O Forte de Santa Catarina, actualmente posto de turismo municipal e zona de lazer das Lajes do Pico, foi distinguido recentemente com o Prémio Nacional de Arquitectura Paisagista, organizado pelo Jornal Arquitecturas.


Trata-se de uma concepção da empresa ARPAS - Arquitectos Paisagistas Associados lda. que viu o seu trabalho reconhecido na categoria de obra e sub-categoria de Desenho Urbano.


O galardão destacou o trabalho realizado no Forte de Santa Catarina que conta com a assinatura dos arquitectos Luís Cabral, Vasco Simões, Rui Pinto e Ana Teresa Robalo, e dos engenheiros Francisco Salpico, Nelson Capote e José Rosendo.


Hildeberto Peixoto, vice-presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico (CMLP) e responsável pelo Conselho de Administração da CulturPico, explica ser um importante prémio: “a importância deste prémio é muito grande”.


Segundo o autarca, este é o segundo reconhecimento feito a um imóvel do município: “há dois anos, o Centro de Artes e Ciências do Mar também recebeu um prémio ligado à arquitectura”, referindo-se à recuperada antiga fábrica da baleia SIBIL, transformada então em Centro, propriedade da CMLP.(...)

Forte setecentista

O Forte setecentista de Santa Catarina funciona desde 26 de Agosto de 2006, após processo de recuperação.


É o primeiro posto municipal de turismo da Ilha do Pico, sendo composto por jardim, miradouro, área de animação e espectáculos, serviços sanitários e, como já referido, posto de informação turístico com loja de souvenirs.


“O Posto de Informação Turística oferece toda a informação necessária à estadia no Concelho ou a uma simples visita. Na sua loja, podem ser adquiridos produtos regionais (artesanato e outros). É também livraria, com obras sobre o concelho, a ilha e o arquipélago (documentais, históricas e literárias), além de obras das principais editoras portuguesas.


Dispõe também de obras portuguesas em línguas estrangeiras”, refere informação municipal.
“Entre Abril e Outubro, a área aberta ao Atlântico funciona com palco de animações e espectáculos de ar livre”, acrescem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Será que alguém olhou para as "ameias", viradas a Oeste?! ... Neste, como noutros casos, parece que nem uma simples criança existe para gritar que o rei vai nu.

Anónimo disse...

O Sr. Presidente da Câmara foi honesto, e outra coisa não poderia ser, quando interpelado pelo jornalista, disse: As obras premiadas foram realizadas pela anterior Câmara da Presidência da Sara Santos.
Afinal sempre fez algo que foi reconhecido e por isso premiado.
Antes tarde...
CS.

Anónimo disse...

E acima das ameias? Alguém viu o Lajes Shoping?
E o estádio? Lindo com belos acessos!

Antes ameias dobradas pela força do mar do que obras pimba dobradas pelo mau gosto pimba de muitos lajenses!