segunda-feira, 16 de maio de 2011

Picoenses do Concelho das Lajes Homenageados no Dia dos Açores

A Assembleia Legislativa Regional e o Governo dos Açores vão agraciar no Dia dos Açores os picarotos Calvino Soares da Fonseca dos Santos (a título póstumo) e Ermelindo dos Santos Machado Ávila, bem como o Clube Desportivo Ribeirense.


Calvino dos Santos e o Clube Desportivo Ribeirense vão ser agraciados com a Insígnia Autonómica de Mérito Cívico, enquanto Ermelindo Ávila vai receber a Insígnia Autonómica de Reconhecimento, a segunda mais importante.


As comemorações vão decorrer a 13 de junho, segunda-feira do Espírito Santo, na cidade da Praia da Vitória.
No total vão ser entregues no Dia dos Açores 40 insígnias honoríficas para homenagear pessoas singulares ou coletivas que, em múltiplas vertentes da sua atuação e em atos com os mais diversos enquadramento se distinguiram em benefício da comunidade e na valorização da Região Autonómica dos Açores.


Com a sua atribuição, o Parlamento açoriano não só traduz o reconhecimento público para com os cidadãos ou instituições que, ao longo dos anos, contribuíram de forma expressiva para consolidar a identidade histórica, cultural e politica do povo açoriano, como pretende também, de forma simbólica, estimular a continuidade e emergência de feitos, méritos e virtudes com especial relevo na construção do património insular.


In Ilha Maior de 13 de Maio de 2011

1 comentário:

artur xavier disse...

"...Com a sua atribuição, o Parlamento açoriano não só traduz o reconhecimento público para com os cidadãos ou instituições que, ao longo dos anos, contribuíram de forma expressiva para consolidar a identidade histórica, cultural e politica do povo açoriano, como pretende também, de forma simbólica, estimular a continuidade e emergência de feitos, méritos e virtudes com especial relevo na construção do património insular."
Eu não tenho o direito, nem quero, ofender a memória de alguém que já não faça parte deste mundo e muito menos menosprezar aqueles que já foram e os que serão agraciados. No entanto, acho-me no direito de reflectir sobre os "feitos" levados a cabo, em vida, em proveito da comunidade, por outros cidadãos e para os quais não houve, até hoje, uma palavra de reconhecimento, por parte da ALR e do GR dos Açores. Cidadãos que deixaram a sua marca por estas Ilhas além e de quem, ainda e felizmente, muita e muita gente fala e recorda com saudade. Não amealharam pequenas fortunas monetárias, mas tiveram a virtude de, com desprendimento, deixar valiosos legados aos seus e nossos vindouros.
Como diz o nosso Povo, mais vale caír em graça...