segunda-feira, 7 de abril de 2008

Vida

(Clique para ampliar) Foto gentilmente cedida pela profª Goretti Batista


"Calados, mudos,
no buraco metidos,
sem coragem de nos mexermos,
de medo transidos,
sempre despertos os cinco sentidos
não cheguem lá fora os ruídos
do mastigar das migalhas
das mesas caídas;
a vida cobarde a toda a hora agradecida,
como esmola recebida ...
isto não, não é vida!"

[Joaquim Namorado, in Incomodidade]

Joaquim Namorado (1914-1986) nasceu em Alter do Chão, Alentejo. Licenciou-se em Ciências Matemáticas pela Universidade de Coimbra, dedicando-se ao ensino. Notabilizou-se como poeta neo-realista, tendo colaborado nas revistas Seara Nova, Sol Nascente, Vértice, entre outras.

9 comentários:

Carlos Faria disse...

pelos vistos a técnica resultou

Paulo Pereira disse...

Obrigado ao geocrusoe pelas dicas.
Mas penso que a formatação da página impediu-me de ter as fotos na sequência certa, assim como, os espaços entre as linhas estarem desajustados.

Lc disse...

Caro amigo, já ando há dias para vir aqui te pedir uma coisa, mas tem estado 1 pouco complicado. Estava a pensar fazer 1 post, sobre a subida à montanha do Pico.
Já lá fui uma vez, mas tive pouca sorte com as nuvens (lol), tenho algumas fotos,mas não as suficientes, por acaso não tens algumas que eu possa usar, obviamente mencionando no meu blog o seu autor.
Fico aguardando a tua resposta, até lá um abraço.

Lc disse...

Outra coisa, lindas fotos, parabéns.

Paulo Pereira disse...

Caro amigo, acabei de te enviar por mail quatro fotografias. A minha colega G Batista é que mas cedeu, por isso, os créditos são apenas dela.
Quando falar com ela novamente pedir-lhe-ei mais fotos.
Um abraço

Carlos Faria disse...

paulo
a ordem das fotografias é fácil de corrigir quando estás a editar o post, muda para o modo html e a foto surge-te em texto (cuidado se não fizeres espaços no fim e início destas é difícil visualizar onde começa e acaba), selecionas o texto correspondente e fazes copy e past no sítio pretendido. Talvez seja melhor tentares com um post rascunho, podes ver o resultado passando novamente para o modo redigir. Com o tempo vais ver que aprendes.
As formatações de parágrafos são mais complicadas...

Juliana Couto disse...

Relativamente ao texto de Joaquim Namorado, penso que reflecte muito bem o que se passa na nossa sociedade. Ainda hoje, mesmo em democracia, temos receio de dar a nossa opinião e de sermos por isso "castigados" ou "banidos"...

Anónimo disse...

Sr basalto fez, novamente, burrada. Lá deu um pretexto para fecharem o “cão grandíssimo”. Os rapazes são tapados mas nem tanto. Já tinham percebido que estavam a fazer algo que 5 séc de história não conseguiram fazer: unir os picoenses – TIRO-LHES O CHAPÉU.
Não vê que os rapazes imploravam para que lhes puxassem as orelhas. E você, numa de pedagogo andou a pôr paninhos quentes aqui e ali. Lepra te coma.
Ainda fui a tempo e copiei o blog, para ir gozando os meus amigos faialenses. Mas não deixo de ver que ignorantes, há-os em todas as ilhas.
Já pensei até criar um anti blog do anti blog do cão , pois, para bem do Pico, é urgente que este seja reactivado.
Cumprimentos do

Patriota d'uns actos

Caguei te Mariano disse...

Caro patriota, se realmente fizemos com que se os picoenses se unissem, propomo nos uma estatua (e exigimos que seja o A. Xavier que escreva a dedicatoria, poeta como é, acho que fará algo ao nivel, pois para que tal acontecimento acontecesse, ofuscaria qualquer outro na Historia Mundial..) Agora, se o cao ta fechado na casota, o pobre coitado ta descansar, novamente, com tal proeza que fez, tem que ter uma pequena recompensa... Essa, claro, com umas mudanças de visual... Agora, implorarmos que nos puxassem as orelhas porque?? apenas fizemos o que muitos picoenses fizeram ao longo de muito tempo em blogs, Se algum ficou ofendido com tais "provocaçoes", o mesmo podemos dizer de muitos faialenses frequentadores desses blogs, incluindo eu e o Antoino.. Temos as costas largas para qualquer provocaçao vinda dalgum que nao pensara no que diz... agora que o cao ta amarrado, podem dizer o que quiserem, mas nao se esqueçam que o cao será atiçado... concordo plenamente com a tal abertura do anti blog do anti blog do cao, porque andando disfarçado, sem rasto, nao tem muita graça... bacano, devias dar a "cara", isso de bater e "fugir" para longe ja é velho... e tu ate bates bem... devias aproveitar esse talento e bater em alguem, mesmo que seja no cao, és digno de te ter como adversario, acredita :) assim como assim, frequentamos os blogs picoenses so mesmo para eriçar mas lembra te que o cao morde... inte