Falando sobre os transportes aéreos, denunciou que a SATA “continua a desrespeitar” o estatuto de aeroporto “alternativo” ao da Horta, sempre que os voos com destino a este último não possam realizar-se.
O parlamentar salientou que “só a TAP” tem respeitado essa decisão, “enquanto a SATA, empresa regional, parece ter feito ouvidos de mercador”.
A este propósito, Jaime Jorge classificou como uma “falácia” a dita falta de certificação dos pilotos da SATA Internacional para operar no aeroporto do Pico, questionando que “Quem melhor que os pilotos da SATA conhece a pista do aeroporto Pico?”
O deputado picaroto lamentou, também, o facto de existir um voo semanal entre a ilha e Lisboa, o que se tem traduzido em baixas taxas de ocupação.
Defendeu que “é necessário primeiro aumentar a oferta para potenciar a sua procura”.
Artur Lima, do CDS-PP, pronunciou-se afirmando que o “Pico está prejudicado nas acessibilidades porque não há uma politica de transportes aéreos”.
“Chamaram gateway ao aeroporto enquanto deveriam ter apelidado de windoway porque é uma janela de oportunidades de saída e nunca uma porta”firmou.
Acrescentou que “se não houver mudanças na política aérea o Pico nunca passará de uma janela”.
Acrescentou que “se não houver mudanças na política aérea o Pico nunca passará de uma janela”.
Lizuarte Machado, do PS, defendeu que, quanto ao aeroporto, quer ver a Sata “mais envolvida neste processo” e defendeu o aumento de voos para o Pico.
Também para reforçar o debate, Hernâni Jorge afirmou que o “Pico tem o seu espaço de desenvolvimento” e que os “empresários têm dado provas desse desenvolvimento”. Terminou dizendo que vão continuar sempre a “reivindicar mais e melhores investimentos e apoios” para a ilha montanha.
Texto adaptado de Rádio Pico
2 comentários:
Fazer um investimento daquela dimensão - o aeroporto do Pico´- é ter em mente o que se espera que venha a seguir.
Dá a impressão que tudo foi feito parea calar as vozes.
Agora só há um remédio: justificar a infraestrura que se construíu.
O Pico merece mais voos por semana. E está tudo dito.
Caro anonimo. Mas mais voos porquê? Treino? se no proprio artigo diz se que nao ha ocupaçao sequer para um voo... é alguma lei nova de mercado? se nao ha procura, nao se preocupem, mete se mais voos ainda? Isso na minha humilde opiniao, é puxar a brasa a sardinha, mesmo passando se por tolo. Se fosse o inverso, ainda me calava, se por mero acaso fosse esse voo completamente cheio e ainda com pessoas em lista de espera. Mas se há confirmaçao do contrario, ganhem juizo. Bacanos, esta a passar a barreira para o ridiculo.
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