domingo, 26 de abril de 2009

SATA desrespeita estatuto do aeroporto do Pico ser alternativo

Jaime Jorge, deputado eleito pela ilha do Pico, denunciou que a “ilha do Pico não tem merecido atenção por parte do Governo Regional”.~

Falando sobre os transportes aéreos, denunciou que a SATA “continua a desrespeitar” o estatuto de aeroporto “alternativo” ao da Horta, sempre que os voos com destino a este último não possam realizar-se.

O parlamentar salientou que “só a TAP” tem respeitado essa decisão, “enquanto a SATA, empresa regional, parece ter feito ouvidos de mercador”.

A este propósito, Jaime Jorge classificou como uma “falácia” a dita falta de certificação dos pilotos da SATA Internacional para operar no aeroporto do Pico, questionando que “Quem melhor que os pilotos da SATA conhece a pista do aeroporto Pico?”

O deputado picaroto lamentou, também, o facto de existir um voo semanal entre a ilha e Lisboa, o que se tem traduzido em baixas taxas de ocupação.
Defendeu que “é necessário primeiro aumentar a oferta para potenciar a sua procura”.

Cláudio Lopes, deputado picaroto do PSD, reconheceu que os melhoramentos no aeroporto do Pico foram “uma obra emblemática”. “O governo fez a estrutura mas não atingiu os objectivos”concluiu.
Artur Lima, do CDS-PP, pronunciou-se afirmando que o “Pico está prejudicado nas acessibilidades porque não há uma politica de transportes aéreos”.

“Chamaram gateway ao aeroporto enquanto deveriam ter apelidado de windoway porque é uma janela de oportunidades de saída e nunca uma porta”firmou.
Acrescentou que “se não houver mudanças na política aérea o Pico nunca passará de uma janela”.

Lizuarte Machado, do PS, defendeu que, quanto ao aeroporto, quer ver a Sata “mais envolvida neste processo” e defendeu o aumento de voos para o Pico.









Também para reforçar o debate, Hernâni Jorge afirmou que o “Pico tem o seu espaço de desenvolvimento” e que os “empresários têm dado provas desse desenvolvimento”. Terminou dizendo que vão continuar sempre a “reivindicar mais e melhores investimentos e apoios” para a ilha montanha.
Texto adaptado de Rádio Pico

2 comentários:

Anónimo disse...

Fazer um investimento daquela dimensão - o aeroporto do Pico´- é ter em mente o que se espera que venha a seguir.
Dá a impressão que tudo foi feito parea calar as vozes.
Agora só há um remédio: justificar a infraestrura que se construíu.
O Pico merece mais voos por semana. E está tudo dito.

Caguei te Mariano disse...

Caro anonimo. Mas mais voos porquê? Treino? se no proprio artigo diz se que nao ha ocupaçao sequer para um voo... é alguma lei nova de mercado? se nao ha procura, nao se preocupem, mete se mais voos ainda? Isso na minha humilde opiniao, é puxar a brasa a sardinha, mesmo passando se por tolo. Se fosse o inverso, ainda me calava, se por mero acaso fosse esse voo completamente cheio e ainda com pessoas em lista de espera. Mas se há confirmaçao do contrario, ganhem juizo. Bacanos, esta a passar a barreira para o ridiculo.