terça-feira, 21 de abril de 2009

Parlamento Europeu

Foto adaptada daqui
Duarte de Freitas encontrava-se referenciado com um dos deputados portugueses do Parlamento Europeu mais produtivos.
Então por que foi preterido?
Pelas cotas, sem dúvida.
Mas também porque se encontra arredado dos lobbies nacionais do PSD, enquanto que as estruturas regionais demonstram ainda um incipiente poder reivindicativo.
O PS saberá bem preencher esta lacuna.
E podemos levá-lo a mal?

12 comentários:

Carlos Faria disse...

exactamente é essa a resposta certa...
a lei da paridade, mais do que defender o género feminino, desprestigia-o, pois leva a que em luta de poderes elas entrem principalmente sem ser pela sua vontade e sempre com o rótulo de "filhas da cota" que expulsaram cérebros competentes sem pertencerem à cota.

Jordão disse...

Excelente post.
Tomamos a liberdade de usar a foto, sempre com a devida referência. Esperamos que não fique muito chateado.
Um abraço.

Tibério Dinis disse...

Duarte Freitas fez um trabalho fantástico no PE, além de todo o trabalho que desenvolveu em prol dos Açores, desenvolveu muito em prol do país. Foi o 2º deputado do PSD mais produtivo.

Resumir isto a uma questão de cotas é fechar os olhos ao resto da lista.
Até o timing a alteração em cima da hora, deixa claro que houve movimentações dentro do PSD nacional.

Haja Saúde

Passos Coelho disse...

Isto nao tem nada a ver com quotas da famigerada e vergonhosa lei da paridade... Deixo aqui uma pergunta que ajuda a perceber os motivos do brilhante lugar (10.º) atribuido ao nosso conterrâneo: quem é que ele apoiou publicamente na ultima disputa interna do psd? e que declarações prestou na altura?
Lá diz a sabedoria popular "quem não se sente não é filho de boa gente"!

Anónimo disse...

É VERDADE ELE APOIOU O PASSOS COELHO E QUERIA QUE A SRA. FERREIRA LEITE LHE DESSE MIMOS? SÓ SE FOSSE TOLA...E OS QUE VOTARAM NELA ÍAM CHUCHAR NO DEDO? FEZ MUITO BEM ARRUMÁ-LO.A POLITICA NÃO É UM EMPREGO MAS COITADOS DA HUMBERTA DO JAIME E TAMBÉM DO CLAUDIO QUE FICA UM DEGRAU ATRÁZ DO DUARTE CASO O GOVERNO MUDE UM DIA.

sim eu sei que tudo sao recordações disse...

O Claudio fica um degrau atrás? mas quem é Claudio Lopes o que fez na vida? é um politicozeco sem nada de valido, só sabe fazer intriga para se escapar a voltar a trabalhar. Enterrou saneamento básico nas Lajes para que a "merda" fosse elevada da maré até ao cimo da ladeira??? pasme-se!!! é um afro mas branco...
http://basaltonegro.blogspot.com/2009/01/congresso-psd-iii-discurso-afro-afro-qu.html

Queria candidatar-se à Câmara mas o partido não lhe deu apoio...

Paulo Pereira disse...

Agradeço aos comentadores do blog que usem a linguagem com moderação. Há muitas maneiras de dizer as coisas.
Não me estou a ver como censor de ideias, contudo, fazer especulações sem as fundamentar pode ter um efeito bomerangue. Ou seja, quem é atingido pode ser tentado a usar dos mesmos meios e, então, a gente nunca mais se entende...
Este espaço, que é só vosso, pretende ser mais do presente e futuro, do que do passado. Pretende-se procurar soluções, através do debater ideias, e evitar recriminações.
Porque, reconhecemos, todos, volto a repetir, todos, somos sempre poucos para restituir ao Pico ao seu devido lugar.
Cumprimentos

Paulo Pereira disse...

Perdão, através do debate de ideias...

Anónimo disse...

Ao comentário das 13.51h: o deputado Cláudio Lopes é o actual presidente da comissão política de ilha do psd. Quem é que não lhe deu apoio? Não se percebe... Como explicar então que seja o deputado claudio candidato a presidente da assembleia municipal das lajes? Sabia disto? Quem é que o escolheu? Porque é que aceitou? Foi obrigado? por quem? Não se percebe a parte do "partido não lhe deu apoio"... O psd é o claudio e amigos... e não o substime! vamos esperar por ver os resultados da dupla sara & claudio lá para outubro...

aurora disse...

Duarte Freitas deputado produtivo em que? Será que agora a alemanha, a itália, a frança e a inglaterra estão a ser governadas pelas ideias de duarte freitas? Ia ser lindo. Não se esqueçam que de apresentar proposta, requerimentos ou lá o que quer que seja, até os mesmos serem aprovados pelos fundadores da europa vai uma grande diferença. O cláudio lopes coitado começa a ver a vida a andar para traz, é que em caso de vitória nas regionais por parte de Berta Cabral, já estou a ver quem vai ser um dos secretarios/directores regionais, e ele não o será com certeza.

Ricardo Alves Gomes disse...

Tópicos para reflexão sobre o assunto:

1. Será que Vasco Graça Moura, Silva Peneda e Sérgio Marques também perderam o lugar só por serem homens?

2. Se assim não foi, pode dizer-se que são idênticas as razões que levaram ao afastamento das listas desses deputados? Cada caso é um caso, ou podem meter-se todos "no mesmo saco"?

3. Alguém acha que o curriculum de Maria do Céu Patrão Neves fica a dever alguma coisa ao seu antecessor desta Região Autónoma, quando este se estreou no PE?

4. Alguém acha que a iniciativa de convidar Maria do Céu Patrão Neves terá sido das mais altas cúpulas do PSD/A?

5. Alguém acha que alguém que integra a lista do PSD pela "quota dos Açores" tem um peso significativo no resultado eleitoral nacional dos social-democratas?

6. Alguém acredita que a Região vai ficar a perder, só pelo facto de em vez do deputado europeu cessante do PSD, afigurar-se agora a quase certa possibilidade desse trabalho passar a ser desempenhado por Maria do Céu Patrão Neves?

7. Por acaso, a pessoa indicada pelo PSD/M ao PSD Nacional é mulher? E integra a lista nalgum lugar considerado desonroso?

8. Considerando a questão das "quotas femininas", que à partida pareciam ser a razão para que Açores e Madeira baixassem lugares no "ranking" do PSD Nacional, como se explica que o homem indicado pelo PSD/M tenha acabado por ficar em 5º lugar?

9. Se, do ponto de vista da "alta política" não parece que daí possa advir qualquer desprestígio para o PSD/A, "na trica, na negociação barata, na chantagem primária, na atitude de pedinte e nas raivinhas de dentes", afinal:

- Quem é que, teve que "engolir em seco" perante os seus na Rua Cons. Dr. Luís Bettencourt, em Ponta Delgada?;
- Quem é que ficou a saber que "tem que comer muita broa" para afrontar a Quinta da Vigia?;
- Quem é que vai passar a "piar mais fino", com a S.Caetano à Lapa?

10. Afinal, afinal, quem é que queria "batatinhas" e levou "sopa"?

Anónimo disse...

A ilustre "açoriana" que irá "representar" esta Região era assessora de quem (até ao dia da nomeaçao superior)? Até o argumento de a sr.ª catedrática ficar à frente do respresentante do Dr. JARDIM (ou da Madeira, é igual!)durou poucas horas... Afinal, a Madeira ainda é um Jardim...