sábado, 11 de julho de 2009

O Ronaldo dos outros e os nossos ronaldos


Não entendo a causa de tanto alarido sobre o montante da transferência de Cristiano Ronaldo, pois trata-se de uma verdadeira pechincha.

Que o diga Florentino Perez, presidente do Real Madrid, que depois das experiências Beckham (37,5 milhões de Euros), Zidane (73,5 milhões de Euros) e Kaká (65 milhões de euros) não hesitou um segundo em investir 100 milhões no madeirense.

Ao contrário de Cristiano, os nossos ronaldos, esses sim, custam uma fortuna. Sim, por estes nem o milionário Perez ousa ter caprichos.

Nem sequer poderia, porque o Banco Santander não lhe emprestaria 100 cêntimos, quanto mais 100 milhões de euros, para a contratar os ronaldos que nos chegam todos os anos do continente, do Brasil e dos PALOPs.

Assim, escandalosos são os resultados financeiros dos nossos clubes, não os do Real.

Tão escandalosos que dois clubes picoenses necessitam ser auxiliados pela sua Câmara em um milhão e oitocentos mil euros.

Não obstante a construção de complexos desportivos e apoios à construção de sedes (e recompra mesmo de uma destas), pela mesma edilidade.

Além disso, esta situação obscena acentua a concorrência desleal entre clubes do Pico, uma vez que para ter todos os clubes em situação de igualdade, as Câmaras de Lajes e S. Roque teriam de subsidiar os seus clubes no mesmo montante. Em resultado, entrar-se-ia numa escalada demagógico-financeira com consequências bem previsíveis.

E que mensagem é transmitida aos atletas picoenses de outras modalidades? Que só o futebol interessa? Que devem solicitar os mesmos apoios?
E às filarmónicas, tunas, folclore, teatro, grupos corais, cinema, bandas de rock? Que deixaram de representar a nossa cultura, pois o desporto passou a deter a capacidade exclusiva de educar a nossa população?

Não seria preferível as edilidades utilizarem estes montantes no apoio à fixação de jovens, emprego e formação profissional, habitação degradada, terceira idade, preservação do nosso património, auxílio às nossas colectividades, etc, etc...?

Não sei, mas suspeito, contudo, que quando comparado aos nossos ronaldos, o Cristiano saiu ao preço da chuva.

E que talvez não fosse má ideia haver bom senso e ponderação no concurso de promessas eleitorais que sempre é necessário fazer.

2 comentários:

Jordão disse...

Nem mais!

Anónimo disse...

Quem escreve assim tem o juízo completo. Que Deus te dê luz e coragem, Paulo Dionísio para colocares sempre o preto no branco, doa a quem doer.