quarta-feira, 28 de outubro de 2009

A Horta e o naufrágio (já anunciado)


Foram encontrados vestígios do naufrágio ocorrido no sec. XVII, os quais vêm demonstrar, especialmente aos mais incrédulos, que a Horta já foi uma cidade importante e estratégica - foi anunciado.

Esta importante descoberta foi feita por arqueólogos do Centro de História "Além-Mar", que recolheram, pela primeira vez, não apenas as presas de marfim, mas também a totalidade destes animais africanos, os quais apresentam a particularidade de serem todos de cor branca.

Alguns destes paquidermes brancos encontram-se em perfeito estado de conservação. Tal qual os pudéssemos encontrar por aí, terão os arqueólogos afirmado.

Outra das peculiaridades apresentadas por estes mamíferos brancos, prende-se com as marcas exibidas na sua pele.
Assim, os animais que trazem a marca em forma de asa poderão ter origem em Castelo Branco, local conhecido pelo desaproveitamento de avultadas verbas na construção de megalomanias.

Os proboscídeos brancos que trazem a marca de língua poderão ter pertencido a uma sumptuosa Assembleia que só serviu alguns, suspeita-se.

Por sua vez, os mastodontes brancos com a marca de âncora eram utilizados, supostamente, no transporte de passageiros provenientes de um dos três cais de cruzeiros a construir nestas ilhas.
Estes animais brancos são os que se apresentam mais anafados, muito provavelmente devido à falta de clientes que previsivelmente ocorreu.

Outra descoberta intrigante prende-se com a elevada quantidade de cachimbos encontrados no fundo do mar da baía, o que leva a supor que nem todos tiveram origem exógena, e que, muito provavelmente, a Horta há muito se afirmou como espaço recreativo.

Há também o enigma por desvendar, de só as garrafas de verdelho do Pico, habitualmente transaccionadas nestas escalas, se encontrarem vazias.
As outras, como as de vinho do Varadouro ou da Caloura permanecem invioláveis.
Até hoje!!!

Assim, dada a riqueza deste achado, pensamos que estes objectos devem ser incorporados num núcleo museológico a edificar no Faial, que conte a todos a importância passada da cidade da Horta, assim como da dos numerosos artefactos (muitos dos quais ainda por descobrir) que contribuíram (e contribuem) para a sua história.

5 comentários:

Anónimo disse...

Onde estão os achados?
Podem ser vistos, aonde?
Não os trouxeram para terra?

Anónimo disse...

Nota bem edificada.Segundo consta pela cidade-mar, foi que toda esta armação serviu para atrazar o novo porto de passageiros e outras coisas mais...E, quando o jornal deu a noticia, até parecia que era o dia um de Abril.
JT

Anónimo disse...

Se a Assembleia tivesse sido construida no Pico não era elefante branco á semelhança do aeroporto que não tem aviões e fecha para almoço!!!!!

artur xavier disse...

"Pois, eu gosto muito de dizer coisas!"...
Alguém me explica porque são para aqui chamados a Assembleia, o aeroporto e o Pico!? ... O Pico, sempre, qual pedra no sapato!

Anónimo disse...

Artur, isto é o mal de muita gente.
Lembra-te que o Pico pela sua altitude e quando o sol nasce, que deveria ser para todos, faz sombra no Faial.
E o pior é que acusam, na maioria das vezes, os de lá, que vivem por cá, os responsaveis por tudo o que de mau ali se passa.
Já vai cansando.
Um abraço+