sábado, 7 de novembro de 2009

Adivinha: É a 2ª em área, a 3ª em nº de eleitores e a 5ª em orçamento, qual é ilha, qual é ela?

Foto adaptada de

O Plano e Orçamento do Governo Regional para 2010 não será o primeiro, mas sim o sexto, consecutivo, no qual à segunda maior ilha em área, e terceira em número de eleitores, corresponderá apenas o quinto valor em termos de verbas orçamentais.

Perante este cenário, só nos apetece dizer que se o Governo Regional não quer ser lobo, então não lhe vista a pele.

Pois, como consequência, os picoenses não terão direito aos cuidados médicos que merecem.
Os alunos das Lajes continuarão a frequentar a pior escola secundária da região, em termos de instalações.

E claro, as obras estruturantes nos portos e aeroporto ficarão a marcar passo. Para não falar nos fundos que, a pretexto da coesão, não estimularão as nossas empresas.

Assim, sob a capa de gajo porreiro que é amigo cá da malta, César tudo faz para ser considerado o governante que mais penalizou o Pico na atribuição de fundos essenciais ao seu desenvolvimento.

Desde a época histórica dos todo-poderosos capitães donatários que não sofremos comparável ultraje.

Sim, porque se há dinheiro para a construção das megalómanas Portas do Mar, assim como para a multiplicação de cais de cruzeiros nas ilhas ex-capitais de distrito, como é que não há para as obras estruturantes do Pico?

Estará a haver desmando nas prioridades governativas?

O Conselho de Ilha do Pico, órgão plural, de diferentes orientações políticas, foi unânime em chumbar a ante proposta do Plano e Orçamento para 2010, apenas com uma abstenção.

Penso que além de dar parecer, seria útil que todos os nossos conselheiros sensibilizassem os picoenses, através de artigos de opinião na imprensa local, sobre quão grave é manutenção desta situação.

Pois ainda estamos a tempo de melhorar substancialmente esta proposta.
A não ser que consideremos ter como fado o agravamento do atraso em relação ao Faial e S. Jorge.

6 comentários:

artur xavier disse...

Até custa a crer. Será que o Pico só tem aquilo que merece?! É caso para nos interrogar-mos: Que feitiço se abateu sobre nós? Que mal fizemos a Deus?
É que não basta dizer que somos uns tipos porreiros, que recebemos bem quem nos visita, que levamos os amigos à adega a saborear um caldo de peixe e o resto?!...
Será que no partido que apoia o G.R. não existe alguém, desta Ilha Maior, que tenha a coragem de dizer que o rei vai nu!?
Lá diz o velho ditado: "Não há pior cunha que a do mesmo pau!"

LP disse...

Eu cá comigo já não digo nada simplesmente as pessoas do Pico acham que está tudo bem!!!!!!!!!
Só se queixam, mas nada fazem, não lutam, não se revoltam. Porque também não se querem chatear pois dependem uns dos outros!!!!!!!
Por isso tem os transportes que têm, a sáude, entre outras coisas más, a rivalidade entre os concelhos apesar de ser menor continua a existir. Se As Lajes tem uma marina, a Madalena e São Roque também querem, se São Roque e Madalena têm ligações maritimas as Lajes também quer (apesar daquilo ser costa baixa insistem!).
Os transportes aereos inter-ilhas sao horriveis não permitem uma pessoa sair do Pico, quando se quer ir para o exterior da região e chegar a uma hora decente com, excepçao do sábado e este voo ainda tem muito que se lhe diga ("so pra dizer que se vai ao Pico"). Mas enquanto as pessoas continuarem a viajar pelo Faial nada se irá resolver, qual e o mal de esperar 3 ou 4 horas em Smiguel ou Terceira por um avião? É quase o mesmo tempo que se gasta em ir ao Faial!! Por isso não se venham queixar a tentar tirar voos ao Faial.
Mas o pior do Pico é a SAÚDE, as condições que vejo às vezes em que os doentes são transportados nas lanchas!!!!!!
Doentes que por (altura do Verão)não haver bilhetes são deixados atrás e não lhes é dada prioridade. Deveria existir apoio em cima do cais de embarque da Horta, mesmo para os idosos!!!!!
E o "melhor" ainda é quando o cais passar para a Zona da Conceiçao no Faial. Aí vai ser bom, a volta que terão de dar para chegar ao Hospital!!!!!!!!!
Podem dizer que estou a ser egoista e referir que as pessoas do Corvo, São Jorge, Flores, Santa Maria e Graciosa estão pior, (como o último caso que aconteceu nas Flores com um doente com AVC, o que é de lamentar), mas se é possível melhorar pequenas coisas, faz sempre a diferença.

Relativamente a esta notícia é de lamentar que não é dado prioridade à nova Escola Secundária das Lajes e o Centro de Saúde na Madalena( que espero que seja funcional a nível de Ilha) e não quando construiram o de São Roque que ja devia ter sido pensado nesse sentido. Acho que neste momento são as obras mais prioritárias para o PICO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Mas enquanto politicas não mudarem vai ser muito dificil sair deste marasmo em que estamos E ta tal Ilha do Futuro, vai sendo cada vez mais esquecida, cada vez mais afastada do presente, e mais próxima do passado...............

Bom Senso disse...

Ora aí está uma boa deixa para os dois deputados eleitos por esta Ilha pelo PS, Lizuarte Machado e Hernani Jorge tomarem uma posição, mas de preferência pública, não basta dizerem que se iemperiquitaram nos corredores, isso não. Infelizmente este é só mais um exemplo, em como somos descriminados, mas para os dois senhores que elenquei está tudo bem, dalí não podemos esperar grande coisa, é que o passado fala por si.

Anónimo disse...

A culpa não é só dos deputados do PS,porque esses se quiserem continuar lá tem de dizer Ámen a tudo,senão vão para o desemprego.Coitados sem o César perdem sempre em eleições.Agora os deputados do PSD deviam fazer oposição cerrada...já que não tem nada a perder.

Anónimo disse...

O que adianta os deputados do PSD, fazerem uma oposição cerrada, se o PS tem a maioria?

Enquanto este cínico do CARLOS CESAR não for posto borda fora o Pico não passa da cepa torta como diz o nosso povo e com muita razão.

artur xavier disse...

É um facto que o PS tem maioria e que a Ilha a que se refere a adivinha, nem sempre, tem sido tratada como merece. Acho que esta ideia está bem patente no meu anterior comentário. No entanto isso não quer dizer que os representantes dos partidos da oposição, designadamente os do PSD (O Pico não tem outros!), deixem caír os braços. Ou, então, de que serviria a oposição? Para fazer de conta?!
Também é bom lembrar que no passado e apesar de no Governo Regional o peso político do Pico ser bastante significativo, muita coisa foi prometida e outra tanta ficou por cumprir. Ou a memória encortou e está necessitada de um pequeno estímulo?!...