quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Já temos queijo. Fica a faltar apenas a faca - isto já esteve mais longe...

Os queijos de S. Jorge e do Pico e o ananás cultivado em S. Miguel são três produtos tradicionais açorianos que constam da lista de produtos agro-alimentares de excelência, de acordo com o Atlas Mundial Qualigeo-Atlas.
A informação foi avançada pelo Diário de Notícias.

O Atlas Mundial Qualigeo-Atlas é uma publicação inteiramente vocacionada para os produtos agro-alimentares de qualidade.

De facto, Portugal ocupa o quarto lugar no ranking dos países, no que toca aos produtos gastronómicos tradicionais, sendo que o pódio é ocupado pela Itália, França e Espanha.

O atlas distingue produtos que sejam tradicionalmente confeccionados, o que é o caso dos queijos de S. Jorge e do Pico, produzidos a partir de leite de vaca não processado e do ananás cultivado nas estufas de vidro, em S. Miguel.

Entre os outros produtos portugueses distinguidos no Qualigeo-Atlas, contam-se os queijos da Serra da Estrela, de Serpa e de Nisa, o presunto de Barrancos, a chouriça de carne de Vinhais, as ameixas e azeitonas de conserva de Elvas, as amêndoas do Douro e a anona da Madeira.

Sem comentários: