sábado, 21 de novembro de 2009

Governo Regional admite que legislação está a congelar projectos de investimento turístico na Ilha do Pico

É inaceitável a discriminação negativa que é dada à Ilha do Pico

O Governo Regional vai suspender a limitação do numero de camas para a Ilha de São Miguel e vai criar as medidas cautelares no âmbito dessa suspensão.

Quanto ao Pico, apesar do reconhecimento Regional que o POTRAA está a congelar projectos de investimento turístico, só no concelho da Madalena são 143 camas, não é feita qualquer suspensão do limite imposto por aquele plano.

A afirmação foi de Jorge Rodrigues terça-feira em conferência de imprensa no salão nobre da Camara Municipal da Madalena.

O autarca acrescenta que por um lado, o “Governo Regional reconhece que a actual Legislação está a congelar projectos de investimento turístico na Ilha do Pico, mas, por outro lado, não altera a regra que cria esse constrangimento”, afirma mesmo que é “inaceitável a discriminação negativa que é dada à Ilha do Pico, aos empresários do sector do turismo e à dinâmica económica que o turismo pode e deve trazer à nossa Ilha”.

A terminar Jorge Rodrigues disse concordar com o que está a ser feito em São Miguel, quanto ao número de camas e instalações hoteleiras, mas isso “deveria ser estendido também ao Pico para que os empresários que querem investir no sector hoteleiro o possam fazer sem grandes constrangimentos”.

Deu como exemplo projectos que deram entrada na câmara e que há mais de nove meses não recebem qualquer resposta da direcção regional do Turismo.
Notícia retirada daqui

3 comentários:

João Cunha disse...

Resta saber se as taxas de ocupação actuais justificam o investimento em mais camas no Pico.

Sobrecarregara a ilha com elefantes brancos não será no interesse de ninguém.

artur xavier disse...

Neste, como noutros temas, acabamos sempre no velho conto da pescadinha, com o rabo na boca. Os turistas não permanecem porque não há camas. Não se investe em mais camas porque não há turistas!
Eu queria perceber, ou melhor, eu gostaria que me explicassem porque os turistas vêm à Ilha de manhã, dão meia volta e vão dormir para o outro lado!?
Sobrecarregar a Ilha com elefantes brancos... Também estou de acordo que seria negativo, mas se há alguém interessado em investir (?) porque não lhes é permitido fazê-lo?!
Que raio de ciclo vicioso, este!...

João Cunha disse...

Daí precisarmos de saber as taxas de ocupação actuais, se realmente as unidades hoteleiras na ilha apresentarem uma ocupação acima dos 80% na época alta, então talvez se justifique criar mais camas.