domingo, 20 de junho de 2010

Dis ortorgarfia IV: Con selho ou sen selho de ilha do Pico

No documento serão referenciados como prioridades os projectos de remodelação dos portos da Madalena e São Roque, a construção do novo Centro de Saúde da Madalena e das escolas da Ponta da Ilha e Secundária das Lajes, sem esquecer a requalificação da Estrada Longitudinal. Estes investimentos já tinham integrado, na sua maioria, o memorando entregue na última visita estatuária, mas no decorrer do último ano não chegaram a ser concretizados.

Daniel Rosa in Ilha Maior de 18 de Junho de 2010

Durante a reunião do CIP, o conselheiro Mário Freitas apelou a uma extinção daquele órgão. Segundo o conselheiro, o CIP é “inútil” porque não resolve nada. “Tudo o que aqui se decide não tem resultados práticos. O Governo não liga ao CIP”, afirmou Mário Freitas.
O conselheiro acusou ainda o executivo de aproveitar as visitas estatutárias ao Pico para fazer comícios políticos.

Mário Freitas in Ilha Maior de 18 de Junho de 2010

O Presidente do Governo dos Açores, Carlos César, afirmou esperar mais, que o Conselho pedisse novos projectos para a ilha, no início de uma nova legislatura.

4 comentários:

Anónimo disse...

Novos Projectos... para q? Se não resolvem os velhos...? Pois é para estarmos eternamente a discutir o sexo dos anjos... haja pachourra

Anónimo disse...

Deviam ter vergonha na cara de vir aqui a esta ilha, onde é apresentado sempre todos os anos os mesmos problemas e nunca são resolvidos, apenas mais adiamentos, estudos e promessas... Que fiquem pelas Lajes já que é todo Socialistas por lá que os recebam... que comam da mesma pia...

Manuel Ferreira disse...

Louvado seja Deus! Mas esta gente nem se dá ao trabalho de ler o que escreve?! Todos temos o direito de criticar e, no caso da Ilha do Pico, até teremos razão de queixa, mas dizer que fiquem pelas Lajes "já que é todo Socialistas por lá que os recebam...", nem lembrava ao diabo. Que ideia mais estapafúrdia!

Anónimo disse...

Comunicados do Conselho de Governo na ilha do Pico:

Madalena, 8 de Abril de 2000

O Porto da Madalena será objecto de pequenas intervenções ainda antes da execução do Plano Geral de Reordenamento que está a ser analisado do ponto de vista técnico.

Madalena, 4 de Abril de 2003

Autorizar o reforço do molhe e o reordenamento do Porto da Madalena, em conjugação com a obra de reabilitação do Porto de São Roque orçada em oito milhões e quinhentos mil euros, aumentando assim a operacionalidade de duas importantes portas de entrada na ilha.

Madalena, Pico, 25 de Maio de 2005

Determinar a celebração de um protocolo entre o Fundo Regional de Apoio às Actividades Económicas e a Administração dos Portos das ilhas do Triângulo e do Grupo Ocidental, SA, para a realização das obras de readaptação da gare marítima da Madalena, com vista a melhorar as condições de embarque e desembarque de passageiros. Essas obras incluirão a construção de uma pala em toda a extensão da gare marítima e a remodelação da actual garagem da gare marítima, de forma a criar as condições para a instalação de um Posto de Turismo e de empresas de rent-a-car e whale watching. Esta intervenção tem um valor de cerca de 700 mil euros.

Madalena, Pico , 15 de Setembro de 2006

Instruir a Administração dos Portos das Ilhas do Triângulo e do Grupo Ocidental para, a partir do projecto inicial, proceder ao reordenamento do Porto da Madalena, com vista a introduzir profundas melhorias às condições de embarque e desembarque de passageiros dos actuais navios de cruzeiros e catamarans, bem como permitir a atracagem do navio ferry de transporte de passageiros e de viaturas, de 60 metros, em fase de adjudicação.
Este reordenamento irá permitir, ainda, a construção de um núcleo de recreio náutico com cerca de 70 lugares de amarração e representa um investimento estimado de 12 milhões de euros.

Madalena do Pico , 13 de Fevereiro de 2008

Determinar junto da Administração dos Portos das ilhas do Triângulo e do Grupo Ocidental a abertura do concurso público internacional para a empreitada de reordenamento e requalificação do porto da Madalena, que inclui um cais ferry, um núcleo de recreio náutico, a reparação da cortina do molhe actual e a construção de contra-molhe, com o valor estimado de 18 milhões de euros, até ao segundo trimestre de 2008.

Madalena do Pico, 6 de Maio de 2009

Dar orientação à Administração dos Portos do Triângulo e Grupo Ocidental, SA, para avançar, de imediato, com os procedimentos necessários à contratualização das seguintes empreitadas:
a) Primeira fase do reordenamento do Porto da Madalena, que ascende a mais de 12 milhões de euros e que consiste no reforço da protecção do molhe norte e na construção do contra-molhe oeste;