segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Para memória futura

O novo Centro de Saúde da Madalena será um edifício com cerca de 7000 m2.
Para além dos cuidados de saúde familiar, a nova estrutura estará capacitada para a prestação de cuidados de saúde de especialidades, nomeadamente de dermatovenereologia, ginecologia/obstetrícia, oftalmologia, otorrinolaringologia e pediatria.

Por outro lado, albergará o serviço de apoio domiciliário e disporá de gabinetes para a execução do programa de hipertensão, de diabetes, de medicina física e do programa de seguimento de grávidas.

E, porque queremos nascer na nossa terra, terá ainda uma área obstétrica que possibilitará que as grávidas do Pico possam optar por realizar o parto, em segurança, sem terem de se deslocar da sua ilha.

Na nova unidade está previsto, de igual modo, um serviço de cirurgia de ambulatório, de modo a que seja possível realizar pequenas e médias cirurgias, evitando, uma vez mais, a deslocação de doentes. Trata-se de um investimento superior a 10 milhões de euros.

Em 1994, afirmava o Deputado socialista Manuel Serpa " Trago notícias da Ilha... Do estado da Ilha, que não é famoso! (...) os que nascem vêm na lancha da carreira ".

Hoje subscrevo, com satisfação, a afirmação do Deputado socialista Hernâni Jorge " E estou certo que o sorriso, que há muito substituiu no rosto do Homem do Pico a tristeza confessada de 1994, assumirá uma enorme expressão de alegria no dia em que o Manuel Serpa e a generalidade dos picarotos assistirem ao primeiro parto programado no novo Centro de Saúde da Madalena.".

Lizuarte Machado in Pico Azores

3 comentários:

Anónimo disse...

Em Novembro de 2009, a DRAC lançou um Programa de Bolsas de Criação Artística; o fim do prazo para candidaturas era a 2 de Dezembro de 2009, depois alargado para 1 mês depois; hoje, dia 2 de Agosto de 2010, o dr. Jorge Paulus Bruno, não se digna a anunciar os resultados das decisões dos Júris: porque será? Recorde-se que deveriam ter sido anunciados em Fevereiro.
Antunes

Anónimo disse...

Será que a nova Escola Secundaria das Lajes vai também levar dez anos a sair do papel... bem seis anos já passaram desde o inico do processo, por isso...

joshua disse...

Parabéns pelo belíssimo blogue, Paulo!

PALAVROSSAVRVS REX