sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Magnífico espectáculo náutico

Os dias 6 e 7 de Novembro amanheceram radiosos, com sol a brilhar intensamente e o mar, calmo e estanhado, a reflectir com todo o esplendor, esse “brilho”, raro, nesta altura do ano.

Bem cedo, ainda quando nos dirigíamos para a vila baleeira, um espectáculo singular nos “feriu” a visão.
Nada mais, nada menos do que cerca de meia centena de “barquinhos de recreio”, pertencentes a diferentes clubes náuticos ou navais, de velas erguidas, sobre a rampa das Casas dos Botes e à entrada para o Caneiro, prontos para iniciarem uma regata regional, certamente a primeira do género, que aconteceu nesta baía ampla e grandiosa.

Esses lindos barquinhos de recreio pertencem a clubes, sediados em cinco ilhas, segundo nos informaram e que são, São Miguel, Terceira, Graciosa, Faial e Pico.
A par dos “barquinhos de recreio”, uma imensidade de jovens, dos dois sexos, enchia de animação sadia e, por vezes rebelde toda essa zona marítima da avoenga vila das Lajes do Pico.
Eram jovens, bastante novos ainda, que são merecedores dum reparo bastante positivo, pela postura com que se manifestaram, ao longo de todo este admirável e notável evento.

As provas náuticas voltaram a proporcionar um espectáculo singular, pleno de entusiasmo e, aonde muitas das qualidades visíveis dos praticantes se revelou e patenteou com especial garbo e determinação.
Gostamos, sinceramente, de assistir a mais este evento náutico, de evidenciada qualidade, mas mais uma vez, teremos de lamentar a ausência propagandística de notícias sobre o acontecimento que, só por si, foi digno dos melhores registos.
Será por ser nesta ilha que a comunicação não “badalou”, convenientemente este evento?

Não nos é possível dar resposta concreta à pergunta, mas fica no ar, o desejo veemente de sermos informados dos motivos porque muitos dos acontecimentos que, por estas bandas se realizam, raramente são contemplados com a desejada informação.

José Azevedo in Ilha Maior de 3 de Dezembro de 2010

Fotos retiradas daqui

1 comentário:

Anónimo disse...

Antes desta prova eu li no Dever que ela se ia realizar e ao que me foi dito a RTP só lá não foi porque não quis. Na semana seguinte o Dever mostrou fotografias e tudo da descarga de peixe que se fazia no cais, só não reparou nos setenta barcos à vela que estavam ao lado...