
O executivo municipal, depois de acertar as contas com os credores, beneficiando do empréstimo bancário para o saneamento financeiro, vai apostar em 2011 em duas áreas “relevantes para a qualidade de vida das pessoas”, nomeadamente na conclusão da rede de abastecimento de água e na melhoria da rede viária.
No âmbito da melhoria das acessibilidades terrestres, a Câmara pretende construir novos arruamentos nas Lajes (Biscoitos), Piedade (Matos Souto) e Ribeiras (caminho da Rocha) e avançar com a terceira fase da asfaltagem dos caminhos municipais em todas as freguesias do concelho.
(...) A maior fatia do Orçamento está reservada para o sector da Educação. O executivo inscreveu no Orçamento mais de três milhões de euros para dar continuidade à construção da nova escola da Ponta da Ilha.
Além disso, propõe concluir a beneficiação da escola do pré-escolar e 1º ciclo de São João e elaborar os planos de pormenor da Fonte e dos Biscoitos, tendo em vista a construção da nova escola secundária do concelho.
Das verbas inscritas no Orçamento destacam-se ainda 960 mil euros para a construção do pavilhão das Ribeiras, bem como 500 mil euros para as juntas de freguesia no âmbito da delegação de competências, 500 mil euros para a Culturpico e 195 mil euros para apoiar as instituições concelhias.
Nos planos da autarquia estão também a requalificação da frente marítima da vila, com a construção da zona balnear da Maré, do parque da Baleia, de um campo polidesportivo aberto, de um jardim e de uma zona de espectáculos.
Este projecto inclui igualmente a requalificação da Praça do Museu dos Baleeiros, onde ficará instalado o novo posto de turismo e um snackbar; o Centro de Interpretação da Cultura Baleeira na casa dos botes e zona balnear adjacente, a reconversão do Forte de Santa Catarina em bar/pub e a construção do passeio marítimo.
No turismo a Câmara pretende criar condições para a construção de um hotel nas instalações do antigo matadouro. Segundo o presidente do Município a falta de um hotel é uma lacuna, que “tem de ser colmatada para receber os turistas que visitam o concelho”.
Prosseguir com a revisão do Plano Director Municipal, concluir o Plano de Pormenor da Vila, elaborar e dar início ao projecto de construção de um canil em cooperação com o Município de São Roque e relocalizar o parque industrial no Mistério da Silveira são outros projectos inseridos no programa de investimentos da autarquia.
A edilidade promete também proceder à reformulação dos regulamentos de apoio à habitação degradada e das bolsas de estudo, bem como manter os apoios às diversas colectividades do concelho e juntas de freguesias.
Em 2011 o executivo vai apostar igualmente na implementação do município digital e na modernização administrativa dos serviços municipais, requalificar alguns espaços do edifício dos Paços do Concelho, tendo em vista a instalação de um salão nobre e do serviço de atendimento ao munícipe.
Participar no processo de abastecimento de água à lavoura e na construção de caminhos rurais, ampliar o cemitério da Piedade e preparar o projecto de ampliação do cemitério das Lajes são outras das propostas do Município, que tem quase seis milhões de euros disponíveis de fundos comunitários para ajudar a resolver os problemas de base.
Extraído da edição de Ilha Maior de 17 de Dezembro de 2010