domingo, 16 de janeiro de 2011

Município das Lajes aposta num novo ciclo de desenvolvimento

O executivo municipal, depois de acertar as contas com os credores, beneficiando do empréstimo bancário para o saneamento financeiro, vai apostar em 2011 em duas áreas “relevantes para a qualidade de vida das pessoas”, nomeadamente na conclusão da rede de abastecimento de água e na melhoria da rede viária.

No âmbito da melhoria das acessibilidades terrestres, a Câmara pretende construir novos arruamentos nas Lajes (Biscoitos), Piedade (Matos Souto) e Ribeiras (caminho da Rocha) e avançar com a terceira fase da asfaltagem dos caminhos municipais em todas as freguesias do concelho.

(...) A maior fatia do Orçamento está reservada para o sector da Educação. O executivo inscreveu no Orçamento mais de três milhões de euros para dar continuidade à construção da nova escola da Ponta da Ilha.
Além disso, propõe concluir a beneficiação da escola do pré-escolar e 1º ciclo de São João e elaborar os planos de pormenor da Fonte e dos Biscoitos, tendo em vista a construção da nova escola secundária do concelho.

Das verbas inscritas no Orçamento destacam-se ainda 960 mil euros para a construção do pavilhão das Ribeiras, bem como 500 mil euros para as juntas de freguesia no âmbito da delegação de competências, 500 mil euros para a Culturpico e 195 mil euros para apoiar as instituições concelhias.

Nos planos da autarquia estão também a requalificação da frente marítima da vila, com a construção da zona balnear da Maré, do parque da Baleia, de um campo polidesportivo aberto, de um jardim e de uma zona de espectáculos.

Este projecto inclui igualmente a requalificação da Praça do Museu dos Baleeiros, onde ficará instalado o novo posto de turismo e um snackbar; o Centro de Interpretação da Cultura Baleeira na casa dos botes e zona balnear adjacente, a reconversão do Forte de Santa Catarina em bar/pub e a construção do passeio marítimo.

No turismo a Câmara pretende criar condições para a construção de um hotel nas instalações do antigo matadouro. Segundo o presidente do Município a falta de um hotel é uma lacuna, que “tem de ser colmatada para receber os turistas que visitam o concelho”.

Prosseguir com a revisão do Plano Director Municipal, concluir o Plano de Pormenor da Vila, elaborar e dar início ao projecto de construção de um canil em cooperação com o Município de São Roque e relocalizar o parque industrial no Mistério da Silveira são outros projectos inseridos no programa de investimentos da autarquia.

A edilidade promete também proceder à reformulação dos regulamentos de apoio à habitação degradada e das bolsas de estudo, bem como manter os apoios às diversas colectividades do concelho e juntas de freguesias.

Em 2011 o executivo vai apostar igualmente na implementação do município digital e na modernização administrativa dos serviços municipais, requalificar alguns espaços do edifício dos Paços do Concelho, tendo em vista a instalação de um salão nobre e do serviço de atendimento ao munícipe.

Participar no processo de abastecimento de água à lavoura e na construção de caminhos rurais, ampliar o cemitério da Piedade e preparar o projecto de ampliação do cemitério das Lajes são outras das propostas do Município, que tem quase seis milhões de euros disponíveis de fundos comunitários para ajudar a resolver os problemas de base.

Extraído da edição de Ilha Maior de 17 de Dezembro de 2010

4 comentários:

Anónimo disse...

Será que para estes lados näo se ouve falar em crise, ou isto é só para ir embalando?

Anónimo disse...

Tudo bem!
Que as promessas se concretizem. E a Vila? E as casas abandonadas? E a casa da Maricas Tomé?Se é pertença do Governo, uma otima ocasião para que a Camara resolva este triste problema.
Esquecer a Vila é tornar-mo-nos mais pobres?
AS

Anónimo disse...

Eu quando no verao vejo turistas a tirar fotos da casa da Maricas, sinto-me muito mal, porque aquelas pessoas nao estao tirando fotos por acharem graca, é para levar e mostrar o degradamento desta vila.
Uma tristeza que nunca se pudesse fazer nada ali.

FATIMA MADRUGA disse...

LÁ VEM MAIS UM ROL DE PROMESSAS COMO SE DELAS NÃO ESTIVESSEMOS NÓS FARTOS!OU SERÁ QUE JÁ COMEÇOU ALGUMA CAMPANHA ELEITORAL QUE EU NÃO SAIBA?? ENQUANTO NÃO VIR "OBRA" FEITA OU COMEÇO DELA, CONTINUO ACHANDO QUE NÃO PASSAM DE MERAS PALAVRAS(COMO A TAL CANÇÃO,PAROLE ,PAROLE),A MINHA IDADE JÁ PERMITE, TER VIVIDO TANTOS OU MAIS PROJECTOS(PROMESSAS)QUE NÃO ME ILUDO A UMA LISTA QUALQUER,ENFIM O TEMPO O DIRÁ SE ESTAREI OU NÃO ENGANADA.PARA O BEM DO CONSELHO OXALÁ QUE ESTEJA MESMO,MUITO MAS MUITO ENGANADA...