domingo, 1 de maio de 2011

Afinal, o Pico não tem estatuto?

Para o presidente da Câmara das Lajes do Pico, Roberto Silva, o concelho reúne todas as condições para ser sede da secretaria do Ambiente. O autarca critica a visão economicista de concentração do Governo em três ilhas.


O Estatuto Político-Administrativo da Região diz que a Presidência e as secretarias regionais têm a sua sede em Angra, Horta e Ponta Delgada, o que significa que seria necessário alterar o estatuto para que a secre­taria do Ambiente pudesse ter sede nas Lajes do Pico. Justifica-se uma alteração ao estatuto?


Porque não pode o Pico, ou outra ilha não capital, ter direito a uma secretaria regional?


Será que os açoria­nos das ilhas capitais, mais a classe política que o estatuto amarra às ilhas capitais, como no antigo regime, nos conside­ram "açorianos de segunda"?


Haja vontade e coragem para mudar o que tem que ser mudado e, neste caso, o que é necessário mudar é apenas um artigo de um paradoxal Estatuto centralista autonómico, que acentua ainda mais a dupla insularidade.


Sem isso, os açorianos das ilhas não capitais, são, à luz do bendito artigo do Estatuto, açorianos de segunda, o que é totalmente inaceitável!


A proposta que apresen­tou gerou críticas dos de­putados eleitos pelo Pico na Assembleia Legislativa, tanto por parte do PSD, como do PS. Duarte Freitas acusou-o de desconhecer o estatuto e Lizuarte Machado classificou as suas declarações de "dis­parates". Como é que reage a estas críticas?


Temos no PS um grande Presidente, um grande líder, um génio político, que é a fonte de inspiração nas mi­nhas acções políticas e de governação, que assentam, quer no respeito pelas suas linhas de orientação, quer na defesa da minha terra, o que devia ser aprendido pelo deputado Lizuarte Machado com mais atenção.


Por outra parte, vemos, do lado do PSD, uma liderança fraca de Berta Cabral, que é um reenxerto partidário no regresso ao passado de MotaAmaral.com igual perspetiva que os Açores se resumem a São Miguel e o resto são "ilhas de baixo", sem esquecer a ajuda em desmontar Duarte Freitas da sua curta cavalgada europeia, por incapacidade política, vislumbrando-se dúvidas, se mesmo com o penoso abaixa­mento da fasquia, o ex-deputado europeu tem suficiente impulso político para evitar novo estatelamento.


Não são os deputados eleitos para defender a sua ilha?


As declarações de Lizuarte Machado significam que o desafio feito ao Governo Regional não contou com o apoio do PS?


O deputado Lizuarte Ma­chado, que foi o mandatário da minha campanha e que muito nos ajudou a ganhar a câmara, é um independente não socialista, enquanto que o meu enquadramento político-partidário é o de um independente socialista.


Ora, isto explica algumas das suas posições políticas, quer sobre o Governo, quer agora sobre a Câmara das Lajes do Pico, em dissonância com o Partido Socialista e com o Presidente.


Seja como for, a um ano da decisão da escolha dos de­putados do PS, quero dizer que darei tudo para ajudar o Presidente e os deputados que se perfilarem para as eleições regionais de 2012, e que tenho a plena esperança que o Presidente compreenda, um dia, a autêntica dimensão ambiental do Pico e o quão justo será atribuir a esta ilha a secretaria regional do Am­biente, para já impedida por estranhas brumas políticas do Estatuto Político-Administrativo dos Açores, que é essencial mudar.


Extracto da entrevista ao Diário Insular de 8 de Abril de 2011

11 comentários:

Anónimo disse...

Mas ainda querem dar mais tachos, e aumentar as despesas, parece que ja existem bastantes boys. Bem e certo que tambes as outras ilhas tem direito agora so nao sei e se temos impostos que deem para encher bolsos a mais.

artur xavier disse...

Tudo o que se faça em S. Miguel, Terceira e Faial, na generalidade, é bem aceite pelos habitantes das restantes Ilhas. Quando se trata do Pico, aqui d'elrei que todos têm direito. Está tudo muito certo. Sempre foram 50 anos (Fora o resto) a viver com os Distritos!...
Escrevi um comentário, na mensagem anterior, em que me referia às (pseudo) ameias, viradas a Oeste, feitas em, do forte de Santa Catarina. Por qualquer motivo, o Paulo Dionísio não o publicou. Porque a falar é que a gente se entende, aqui fica o reparo, com um abraço amigo.

Paulo Pereira disse...

Amigo Artur,

estive a conferir, agora mesmo, os comentários do Forte de Santa Catarina recebidos e só encontro aquele que publiquei. Agradeço que reenvies o comentário em falta.
Por norma publico todos os comentários que não sejam insultuoso, o que nunca foi o teu caso.
Um abraço.

artur xavier disse...

Peço desculpa por voltar a incomodar mas neste último comentário omiti, involuntáriamante, a palavra madeira... " ameias viradas a Oeste, feitas em madeira, do forte de Santa Catarina."
Caro Paulo,
O tal comentário referia-se, apenas e só, ao facto de, quase, toda a gente achar bem (?) os materiais e o modo como foi reconstruída a parede do castelo virada a Oeste. Eu não gosto e ponto final.

Anónimo disse...

...onde Sancho vê moinhos...Don Quixote,vê...GIGANTES !!! e,ponto final
a bem do forte....

artur xavier disse...

"Quando falares, procura que as tuas palavras sejam melhores do que o silêncio."
Pode alguém achar que sou um palerma. Pouco me importa. Estou-me nas tintas, mesmo! No entanto não sou cobarde e não é meu hábito acoitar-me por detrás de um qualquer anonimato. Será o estilo de muitos. Não é o meu e cá estarei para assumir aquilo que digo e escrevo. Sempre e enquanto me for permitido.

Rui Pedro Ávila disse...

"Naturalmente porque alguém com vontade de inovar e de enviar uma pedrada para o charco da indiferença, na nossa ilha, o Presidente Roberto Silva, novo autarca, na idade e na eleição, entendeu por bem lançar um desafio, nas VI Jornadas Inter-disciplinares da Escola Básica e Secundária das Lajes, e cito: “quero propor ao Governo dos Açores que a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar venha para as Lajes do Pico, venha para o Pico, porque nós merecemos ter essa secretaria.” Fim de citação
Não querendo entrar na discussão politica do tema, quero sim afirmar a minha concordância com a desassombrada inovação da proposta, que pode ser e deve ser pensada e meditada, acarinhada e entrosada (ligada a outras de forma harmoniosa) para que, mais não seja, se vá concretizando a profecia: todo o mundo é feito de mudança, porque… o mundo pula e avança…
Quem não sonha não aspira à evolução e esta não tem limites.
Estou com o Roberto Silva, autarca lajense, no sonho e na ambição…" (aexcerto de um artigo meu no jornal "O Dever" - Lajes do Pico

artur xavier disse...

Diz o velho ditado, que não há pior cunha que a do mesmo pau. E refiro este ditado popular porque não gostei das declarações que li, proferidas pelo deputado Lizuarte Machado, a respeito deste alvitre de Roberto Silva. Sendo "camaradas de luta", na minha maneira de ver, não caíram bem. Pode-se discordar da ideia, a exemplo de Mário Martins de Freitas, mas fazê-lo de uma forma polida e civilizada. Enfim, o seu a seu dono!

artur xavier disse...

Óbviamente, troquei os nomes aos irmãos Martins de Freitas. Deveria ter referido o Duarte e não o Mário. A todos, particularmente aos visados, o meu pedido de desculpas.

Anónimo disse...

Quantas mais "portas do mar";quantos + furos geotérmicos (custos milionários);quantas + scut"s";quantas + comparticipações de milhões em escola privada, etc em S. MIGUEL? E os outros,pá?!? Queres simpatias,C.C.??...

oliverio neves disse...

Pela maiuria acoreana que sao os Miquialenses,se nao es de S. Miguel nao es acoreano, es das ilhas de baixo, e nao podes descutir. Quanto as lajes e pena que pouco se tenha feito na baia maior e mais linda dos acores, os lajenses sempre se calaram quando nao deviam,e quanto a politica fica muito a desejar, governar e lutar para beneficio do povo e do lucal que se representa sem restricoes mesmo que se tenha que ir contra o partido em que e afiliado,o bairrismo partidario e que e o cancro, nao se esquecao que nos estamos ca so de passajem, e devemos fazer o mais possivel para daixar o mais possivel para os que vierem depois de nos, Paul gosto do teu blog ja o tinha lido mas nao tomei atencao, so tua tia Orlanda e que me chamou atencao, parabens.