domingo, 26 de junho de 2011

O Pico, uma das 5 melhores ilhas mais secretas do mundo

A ilha do Pico está entre as 5 melhores ilhas secretas do mundo, segundo a classificação da BBC.
Como picoense sinto-me orgulhoso por terem associado o Pico ao grupo constituído por Gili Trawangan, Com Dao, Scrub e Sandon.

Caro leitor, se por acaso não reconhece nenhuma destas ilhas, então está de parabéns porque o propósito é mesmo esse. Ou seja, tal como o Pico, jamais alguém ouviu falar neste grupo de ilhas, por isso mesmo é que são secretas. Ou melhor, as ilhas melhores secretas.

A Secretaria Regional de Turismo dos Açores decerto não deixará de colher os devidos louros, pois esta menção terá sido fruto do seu árduo trabalho de promoção do Pico.
Mas é mesmo para isso que serve a Secretaria Regional de Turismo, dirão alguns mais exigentes.
Outros dirão que a promoção foi demasiado oculta.

Mas penso que todos lá no íntimo reconhecem que este brilhante sucesso para o turismo do Pico não poderia ter sido obtido de outra maneira.

Assim, caro turista, se está indeciso na escolha entre o Pico, Gili Trawangan, Com Dao, Scrub e Sandon para gozar férias, posso-lhe garantir que não necessita de tomar vacinas extras para vir para cá.

Também não espere ver indígenas de tanga, nem com ossos espetados no nariz. O mesmo não posso afiançar dos nossos ilustres parceiros.

E tenham a certeza que nós só somos secretos porque queremos.

Senão não tínhamos museus encerrados em pleno Sábado de Junho, sem dizer água vai. Ou então o Hotel Pico estaria aberto.
Mas sabemos bem que só temos direito a este galardão se ninguém nos visitar.

De outro modo não seriamos secretos.
E uma vez que nos calhou atracções de excelência: a Montanha, o património classificado pela UNESCO e a paisagem da cultura da vinha, a Baía do Pocinho, etc, etc… a BBC não tinha outro remédio senão entregar-nos a taça.

O que se passa com os nossos parceiros, não sei.

Mas estou curioso para saber se Gili Trawangan se esforça tanto como nós em permanecer escondido?
E Com Dao? Será que o aeroporto de Com Dao dispõe apenas de uma ligação semanal com exterior?
E a construção de uma qualquer infra-estrutura, como a de um parque aeroportuário de combustível, será tão morosa em Scrub?

Pensando melhor, e sem querer parecer mal agradecido, não estou inteiramente convicto que a distinção de ilha secreta me lisonjeie como picoense.

É certo que neste grupo está uma ilha da Suécia, mas as outras nossas parceiras são de locais tão exóticos como o Vietname, Indonésia e Ilhas Virgens.
Será que Sandon estará lá só para disfarçar?

Não é que a distinção me surpreenda, uma vez que sermos secretos e invisíveis parece ter sido sempre a nossa sina.
Até se conta que o Joss van Hurtere, primeiro capitão donatário do Faial, terá ficado surpreso quando, ao fazer a barba, o nevoeiro levantou e à sua frente surgiu a montanha do Pico.
É que o Joss, além de administrar o Pico, já vivia no Faial há largos anos.

Ou seja, já vem de longe o hábito de ignorar a ilha montanha, chegando mesmo alguém a se surpreender quando ocasionalmente enxerga um pouco mais além do seu umbigo.
Portanto, tanto no contexto actual como no do passado, é perfeitamente verosímil que nos olhem como um destino belo, mas remoto.

E se não concordam comigo, é porque nunca tentaram marcar uma passagem pela TAP com destino ao Pico em pleno verão.

Espera-se agora que a Secretaria Regional de Turismo dos Açores, assim como todas as entidades que gastam o dinheiro dos nossos impostos na promoção da nossa secreta ilha possam aproveitar a publicidade de borla da BBC e lancem frases publicitárias como: “Pico, a melhor ilha secreta” em vez da frase já gasta “Pico, a ilha do futuro”.

Ou então, do jeito que coisas vão, “Pico, a ilha do secreto futuro”.

3 comentários:

Anónimo disse...

E linda mesmo a ilha do Pico assim como as outras, mas a promocao que se faz e extramente negativa. Vejam la que a Sata agora decidiu levar 7 euros por cada kg the bagagem extra. Isto e effectivamente um lindo cartao de visita para quem ali logo chega. SATA IMAGINE. Sata voce merece. Ironia. Quem foi o genio que pensou neste slogan. Vem mesmo a proposito.

artur xavier disse...

Já não vale a pena, a preocupação. Na ilha, aqui mesmo ao lado, há ligações aéreas de e para o Continente, com fartura. E não custa nada, ou melhor, custa muito pouco. Um pequeno serviço de táxi e mais um bilhete de barco, para atravessar o canal - sempre na mesma direcção - é tudo quanto baste. O resto? Bem, o resto é pura ilusão!

oliverio neves disse...

Bom dia o tarde para todos depende onde se encontrem, como tenho muito tempo livre,tento saber o que se passa em volta de mim e tambem a distancia,nao enteressa onde estas a politica e igual, primeiro o enteresse do partido depois idividual, e nos acores tambem temos o bairrismo que complica mais, e de tal maneira, que se nao se sentarem a converssar e olharem para tras e recteficarem aquilo que se tem feito mal, nao vejo futuro para os acores e acoreanos,o governo com muito puder e soberba nao e a solucao,porque tem sido provado, menos nos acores porque saimos de um e temos outro ainda mais suberbo, democracia nao e so no dia do voto, e os acoreanos tem que se convencer que nao sao propiedade do governo, mas sim propietarios,o que falta no pico e a liberdade idividual, em que cada um decide por si nao outros, e como se dis antes murrer livre do que em paz sujeito,so picoense nao te cales quando vires que os teus enteresses estao a ser compeliocados por outros.