segunda-feira, 25 de julho de 2011

Uma boa notícia



Aviões já reabastecem no Aeroporto do Pico




Fui hoje ao aeroporto esperar um familiar que vinha de Lisboa, à espera de encontrar assunto para a crónica de hoje.

Passei pelas instalações de abastecimentos de combustíveis e notei que algo estaria para acontecer, os depósitos estavam pintados de fresco, prontos a serem utilizados. Por que não estaria ainda ao serviço das aeronaves? – questionei-me.

O Airbus 320 da TAP, aterrou na pista do Aeroporto do Pico, em viagem extraordinária, com 45 minutos de atraso. Vinha cheio e na sua paragem com destino à Terceira, só levava meia dúzia de passageiros em trânsito.
Tudo normal na placa, a não ser um auto-tanque parado,com combustível A1.
Perguntei a um taxista se já tinha havido abastecimento de aviões, mas ele não me soube responder e mostrou-se cético que este assunto, que tanta tinta fez correr, já estivesse resolvido.

De repente, o auto-tanque, dirige-se para junto do A-320, Luís de Freitas Branco, compositor português, que ficará também nos anais da história da aviação do Pico.
Terminada a descarga da bagagem, a primeira operação de reabastecimento de combustível de um avião da TAP, começou, com a maior tranquilidade, sem pompa nem circunstância.
Já ontem, (quarta-feira) uma aeronave da SATA – AIR Açores, tinha reabastecido, embora numa operação experimental.

Passado tanto tempo, começou o reabastecimento de aeronaves no Aeroporto do Pico.

Poucos picoenses deram-se conta deste marco histórico que a foto anexa documenta.
Em face disto, a partir de agora, não há justificação para os voos Lisboa-Pico, serem penalizados em carga e passageiros.

Muito menos se aceita que esta ilha continue a ser considerada um apeadeiro ou uma estação secundária, e o destino final seja o aeroporto das Lajes-Terceira, como frequentemente é difundido, em Lisboa, pelos microfones do terminal 2.


4 comentários:

Anónimo disse...

Detesto ser desmancha prazeres, mas o que vem docomentado, trata-se de uma simulação em treino, tal como foi no dia antes com um Q400. Ainda não se pode abastecer aeronaves no Pico.

Anónimo disse...

Hoje vooei a partir do Pico para lisboa e apenas o aviao abasteceu na terceira

DEFENSOR Nº 1 disse...

Afinal o que é que se passa com o nosso ILS?
Na Horta estavam caladinhos porque já sabiam que iam ter um sistema melhor e mais moderno com tecnologia de ponta!
Segundo o anuncio da NAV brevemente será instalado na Horta o GLS que serve os dois lados da pista e até é mais barato que o ILS!
Quando pensávamos que iamos á frente estavamos a ser papados á grande.
Triste sina a nossa!!!!

artur xavier disse...

Infelizmente, o anónimo tem razão. Por outro lado, nessa quinta-feira, não havia passageiros em trânsito para a Terceira. Zero.