quarta-feira, 23 de março de 2011

O peso político do Pico


O presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico desafiou hoje o Governo açoriano a instalar no Pico a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.
Roberto Silva considera que seria fazer-se justiça numa ilha que considera como o "santuário do ambiente nos Açores".

por: Milton Dias




Como já afirmámos aqui , aqui, ou aqui, é imperioso que o Pico adquira o seu devido peso político.

2 comentários:

Francisco disse...

Boa tarde Paulo Pereira. Na divulgação do meu blog vou descobrindo pelo caminho outros igualmente interessantes. Parabéns pelo blog. Convido a ver a minha galeria e se poder divulgar pelos amigos agradeço.

cumprimentos

Francisco

Rui Pedro Avila disse...

UM DEPARTAMENTO GOVERNAMENTAL DE ÂMBITO REGIONAL NO PICO?
Porque não?

Decorria a campanha eleitoral – Outubro de 1996 – que iria levar Carlos César a Presidente do Governo dos Açores (sempre assim quis que se dissesse o meu saudoso amigo, deputado e jornalista Jorge do Nascimento Cabral) e, depois do comício do P.S., em Santa Cruz das Ribeiras, que iria realmente mudar o rumo da intenção de voto do eleitorado picoense, tal era a enorme, diversificada e heterogénea, afluência de gente anónima, que naquela freguesia do município lajense ali acorreu para entusiasticamente aplaudir o discurso de Carlos César, eis que, numa conversa muito recolhida, no aeroporto do Pico, foi-me lançado o desafio: que tal uma Direcção Regional do próximo governo do P.S. sedeada no Pico?... Por exemplo os Serviços Florestais, que vem mostrando enorme pujança nesta ilha?... Passa a palavra…
Na altura e depois da posse do Governo minoritário do P.S. presidido por Carlos César – o que hoje já faz parte da história – existiram conversas, diligências, abordagens a possíveis dirigentes que assumissem, no Pico, esse cargo e, diga-se em abono da verdade, tudo claudicou, primeiro porque no imediato o dirigente convidado e em causa teria de ir assumir o cargo para Ponta Delgada e depois, segundo os mais conservadores guardadores do centralismo (anafados e assumidos defensores da velha trilogia dos três ex-distritos) era obrigatório que os departamentos do governo (presidência e secretarias regionais) se deveriam sedear nas cidades de Angra, Horta e Ponta Delgada… Conseguiu-se, depois de muitas conversas recolhidas que o Pico conseguisse pela primeira vez uma Direcção de Serviços – a Direcção de Serviços de Conservação da Natureza, sedeada no Edifício Matos Souto, na Piedade – de âmbito regional, tal como hoje ainda lá existe.
Todo este arrazoado porquê?
Naturalmente porque um novo autarca, na idade e na eleição, entendeu por bem lançar o desafio, nas VI Jornadas Inter-disciplinares da Escola Básica e Secundária das Lajes, e cito: “quero propor ao Governo dos Açores que a Secretaria Regional do Ambiente (e do Mar) venha para as Lajes do Pico, venha para o Pico, porque nós merecemos ter essa secretaria.” Fim de citação.
Não querendo entrar na discussão politica do tema, quero sim afirmar a minha concordância com a desassombrada inovação da proposta, que pode ser e deve ser pensada e meditada; deve ser acarinhada e entrosada (ligada a outras de forma harmoniosa) para que, mais não seja, se vá concretizando a profecia: todo o mundo é feito de mudança, ou… o mundo pula e avança…
Quem não sonha não aspira à evolução e esta, a evolução, não tem limites. Sem qualquer hipótese de comparação, mesmo assim trazemos um exemplo: Brasília foi projetada para o planalto porque era mais central. Inaugurada em 21 de abril de 1960, pelo então presidente Kubitschek de Oliveira, Brasília é a terceira capital do Brasil, após Salvador e Rio de Janeiro. A transferência dos principais órgãos da administração federal para a nova capital foi progressiva, com a mudança das sedes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário federais. Brasília é a capital federal da República Federativa do Brasil e sede de governo do Distrito Federal, sendo já a quarta cidade brasileira mais populosa. No censo demográfico realizado em 2010, a sua população é de 2 562 963 de habitantes. Brasília também possui o segundo maior PIB per capita do Brasil.
Não resultou essa tentativa? Não sabemos, mas também não deixou de ser uma ambição…
Estou com o Roberto Silva, autarca lajense, no sonho e na ambição da busca duma nova fonte de dinamismo para a vila baleeira…